quarta-feira, 17 de outubro de 2007

* COMO RESOLVER TRAVAMENTOS DO MICRO *

Você está com milhares de janelas abertas, tenta salvar tudo mas não consegue.

O computador travou.

Com medo de perder tudo, você começa a se descabelar, grita, chora, começa a xingar,perde a compostura.

Não adianta nada.

Siga as dez medidas de emergência para os problemas mais comuns do seu computador e tente resolvê-los.

O mais importante, a regra necessária para que qualquer uma dessas providências funcione, é manter a calma e respirar fundo.

Dar uma voltinha e ir tomar uma água também é uma providência que ajuda.

Às vezes, o computador apenas "parou para pensar" mas não está realmente travado.

Esperar até cinco minutos é o recomendado antes de tomar qualquer resolução emergencial.

Passados os cinco minutos, trate de ficar calmo e passe a realizar essas pequenas ações, que podem ajudar muito a sua máquina.

Reunimos aqui soluções para os problemas mais comuns.

O critério para as solução apresentadas foi a simplicidade e o resultado.

Muitas dessas providências podem parecer bobas, mas realmente funcionam.

* PROBLEMA 1: O COMPUTADOR CONGELOU *

O que fazer:

Cheque se seu computador travou mesmo.

Aperte a tecla Num Lock.

Se a sua tecla tiver um led verde, ele deve acender e apagar quando você aperta seguidamente.

Se luz acende e apaga, seu computador apenas "parou para pensar", dê um tempo e espere ele voltar.

Se isso não acontecer ou se o led do Num Lock não acender e apagar, é porque seu computador realmente travou.

Você já pode passar à segunda medida emergencial.

* PROBLEMA 2: O COMPUTADOR CONGELOU E ESTÁ TRAVADO *

O que fazer:

Uma das razões para o computador estar travado pode ser o excesso de programas abertos.

Se o computador travou antes de dar tempo de você salvar todas as informações dos seus trabalhos, não tem jeito, algo você poderá perder.

Tente fechar primeiro a janela dos programas que tentam recuperar o trabalho quando você abre o programa novamente, como o Word.

Para fechar o programa, aperte ao mesmo tempo as teclas CTRL + ALT + DEL, selecione o programa que deseja fechar e clique em "Finalizar Tarefa" ou "End Task".

Vá fechando um programa por vez e dando um tempo para o computador processar o resto das informações e voltar ao normal.

Se mesmo com todos os programas fechados, o computador continuar congelado, o jeito vai ser mesmo reiniciar o PC.

Lembre-se, no entanto, que quando a máquina estiver funcionando novamente você deverá abrir os programas a partir do Iniciar > Programas > Nome do programa, e não pelo Explorer > Nome do arquivo.

Do primeiro modo a possibilidade é maior do programa "lembrar" as informações que não deu tempo de você salvar.

* PROBLEMA 3:

O COMPUTADOR NÃO ESTÁ CONGELADO MAS NÃO PERMITE

QUE INFORMAÇÕES SEJAM SALVAS NO DISQUETE *


O que fazer:

Caso o seu computador não responda quando você tente salvar algo em um disquete, alguns problemas podem estar acontecendo.

O disquete pode não estar formatado, a solução seria formatá-lo.

O disquete pode estar protegido contra gravação, para retirá-la deslize a lingüeta na parte traseira de modo a cobrir o orifício.

A alternativa é mudar de disquete, o que também seria uma solução se o disquete estiver danificado.

Depois de tudo isso, se o seu computador ainda se recusa a se comunicar com a unidade de disquete, é provável que ela esteja danificada.

Resta procurar uma assistência técnica.

* PROBLEMA 4:

A TELA DO MONITOR FICA VAZIA OU A IMAGEM OCUPA

APENAS METADE DA TELA *


O que fazer:

Quando a tela do monitor simplesmente desaparece, muita coisa pode estar acontecendo.

Caso seu monitor seja de tela plana, pode ser que o computador não esteja suportando esse formato.

A solução é procurar no distribuidor ou revendedor autorizado suporte de CPU para aInterface Digital de Vídeo (DVI) necessária.

Se a imagem ocupa apenas metade da tela, pode ser
que a resolução configurada esteja incorreta.

Nesse caso vá em iniciar > configurações > painel de controle > vídeo e mude a configuração da resolução.

* PROBLEMA 5: O COMPUTADOR TRAVA NO MEIO DE UM JOGO *

O que fazer:

Você está testando um jogo para PC pela primeira vez e o computador trava freqüentemente no meio do jogo e você é obrigado a reiniciá-lo.

Ao invés de ficar ligando e desligando o computador, tente seguir um procedimento básico que pode ajudar a acabar com o problema, que pode resultar até mesmo em um defeito permanente na sua placa de vídeo.

O problema pode estar sendo causado porque o modo de exibição na tela está ajustado para mudanças de volume, assim, o seu monitor aumenta e diminui o volume bruscamente.

Para mudar essa configuração vá em nas propriedades de vídeo e clique em "configurar exibição na tela".

Desative as seleções de exibição para WAV e MIDI e o problema estará resolvido.

* PROBLEMA 6: A LUZ DO HD FICA ACESA SEM PISCAR *
O que fazer:

Quando isso acontece, geralmente indica que as informações armazenadas no HD podem estar com algum tipo de defeito, ou seja, estão mal armazenadas.

A solução melhor é desfragmentar o disco rígido do seu computador para verificar o problema.

Vá em Iniciar > Programas >Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco.

Enquanto o computador está desfragmentando o disco, você pode estar fazendo outros trabalhos no micro mas se o HD está com suspeita de problemas, o melhor é dar um tempo enquanto seu computador faz a desfragmentação do disco.


* PROBLEMA 7:

O COMPUTADOR NÃO RESPONDE AOS COMANDOS DO TECLADO *
O que fazer:

O problema pode estar na conexão do teclado.

Desligue seu computador e verifique os cabos que ligam o teclado ao seu PC.

Reinicie o computador e veja se a situação mudou.

Se mesmo mexendo nos cabos você não obteve resultado melhor, pense em trocar os cabos ou chamar uma assistência técnica.

* PROBLEMA 8: O COMPUTADOR DIZ QUE ESTÁ SEM MEMÓRIA *

O que fazer:

Quando o micro começa a dar mensagens de que está sem memória, é provável que a memória não esteja configurada corretamente ou não há memória suficiente para abrir o arquivo ou executar o programa.

Para acabar com o problema, feche os programas que não estejam sendo usados e vá tentando salvar as informações mais importantes dos programas que restam.

Para acabar com o problema para sempre, é possível instalar memória adicional.

Muitos PCs já vem com instruções no manual para instalar memória, mas se você tem medo de mexer nas entranhas do seu computador, melhor esquecer a idéia de fazer isso sozinho e chamar uma assistência técnica.

* PROBLEMA 9: A TELA FICOU VAZIA *

O que fazer:

O problema pode estar sendo causado por uma série de fatores.

Caso isso aconteça quando você acaba de ligar o micro, a possibilidade é que os cabos de conexão do monitor estejam desajustados.

Tente colocá-los no lugar.

Aquela eventual arrumada de sala também pode desajustar seus cabos, uma vassourada ou outra coisa do tipo basta para tirá-los do lugar.

Pode ser também que o seu protetor de tela tenha entrado em ação, no caso, pressione qualquer tecla ou movimente o mouse para a tela aparecer normalmente.

O computador pode estar também no modo econômico, em estado de dormência para economizar energia.

Pressione o botão de ativação e a tela voltará ao normal.

A pior situação será se o seu controlador de vídeo, a memória do sistema ou o monitor estiverem defeituosos.

A solução seria entrar em contato com um técnico especializado.

*PROBLEMA 10: O HD PARECE ESTAR MUITO LENTO *

O que fazer:

Os arquivos salvos no disco rígido do seu PC podem estar fragmentados.

A solução pode ser fazer o ScanDisk.

Quando terminar, vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Desfragmentador de disco.

Desse modo, suas informações serão armazenadas corretamente e seu computador voltará ao estado normal.

* FONTES QUE NÃO PODEM SER DELETADAS *

Arial (TrueType)

Arial Bold (TrueType)

Arial Bold Italic (TrueType)

Arial Italic (TrueType)

Courier 10,12,15 (VGA res)

Courier New (TrueType)

Courier New Bold (TrueType)

Courier New Bold Italic (TrueType)

Courier New Italic (TrueType)

Marlett (Windows 95/98)*

Modern (Plotter)

MS Sans Serif 8,10,12,14,18,24 (VGA res)

MS Serif 8,10,12,14,18,24 (VGA res)

Roman (Plotter)

Script (Plotter)

Small fonts (VGA res)

Symbol (TrueType)

Symbol 8,10,12,14,18,24 (VGA res)

Times New Roman (TrueType) -

Times New Roman Bold (TrueType)

Times New Roman Bold Italic (TrueType)

Times New Roman Italic (TrueType)

Wingdings (TrueType)

Any font with a red A for its icon.

Any font that begins with the letters MS.

* TENHA MAIS ESPAÇO EM DISCO (HD) *

A pasta Temporary Internet Files (geralmente em C:\Windows) e suas sub-pastas é onde o Internet Explorer.

Armazena os arquivos temporários de Internet, o conteúdo off-line e os cookies (os pequenos arquivos usados por alguns sites para reconhecê-lo entre sucessivas visitas).

Se você visita muitos sites, essas pastas vão ficando cheias de arquivos e, enquanto alguns deles são removidos quando você fecha o navegador, muitos permanecem no disco do seu computador por um longo tempo.

Você pode ordenar ao Internet Explorer para excluir os arquivos temporários toda vez que fechar o navegador:

Clique no menu Ferramentas.

Clique no comando Opções da Internet.

Na caixa de diálogo Opções da Internet, clique na guia Avançado.

Localize o item Segurança.

Marque a opção Esvaziar a pasta 'Temporary Internet Files' quando o navegador for fechado.

Clique no botão OK.

Mas, mesmo assim, depois que você fechar o Internet Explorer ainda restarão arquivos na pasta Temporary Internet Files e suas sub-pastas.

Os cookies, por exemplo, não são excluídos automaticamente pelo Internet Explorer.

Será que você pode excluir esses arquivos com segurança?

A resposta é sim, mas não o faça somente através do Windows Explorer porque isso pode causar problemas ao Internet Explorer.

***Use o caminho correto:

Abra o Internet Explorer.

Clique no menu Ferramentas.

Clique no comando Opções da Internet.

Na caixa de diálogo Opções da Internet clique na guia Geral.

Clique no botão Excluir arquivos.

Na caixa de diálogo Excluir arquivos marque a opção Excluir todo o conteúdo off-line.

Clique no botão OK.

Se você também quiser excluir os cookies, clique no botão Configurações.

Na caixa de diálogo Configurações, clique no botão Exibir arquivos.

Será aberta uma janela da pasta C:\WINDOWS\Configurações Locais\ Temporary Internet Files.

Selecione os cookies que quer excluir (Ctrl+A seleciona todos) e tecle Del.

CONTINUAÇAO

****Feche o Internet Explorer.

Agora, abra o Windows Explorer:

Ainda existe uma pasta chamada Content.IE5 (C:\Windows\Temporary Internet Files\Content.IE5), com vários arquivos, alguns deles invisíveis no Windows Explorer.

Exclua a pasta Content.IE5; quando você reiniciar o Internet Explorer ele reconstruirá as sub-pastas, mas elas estarão vazias, pelo menos no início.

Quem já usa o Internet Explorer 6.0 pode pular os itens de 8 a 11 porque na guia Geral da caixa de diálogo Opções da Internet tem um botão Excluir cookies, um modo mais prático e direto de excluir
os cookies.

* PERGUNTA *

Quando adiciono imagens a um arquivo do Word, elas, às vezes, mudam de lugar.
Como fazer para que as imagens fiquem fixas em um determinado lugar do texto?
Como circundar de texto, nesse mesmo programa, uma imagem irregular?"

*** Resposta:

Se você usa o Word 2000 ou XP, deve formatar a figura para que ela fique ancorada para deixar o texto fluir pela sua lateral em vez de arrastá-la consigo.

Para ajustar as características de uma figura, use o botão direito sobre a imagem para ativar o menu rápido.

Escolha formatar figura e escolha a guia Layout.

Há várias formas de ancorar a imagem. Alinhado faz com que a figura role junto do texto.

Quadrado e comprimido permitem que o texto passe pelos lados da figura, sem tirá-la do lugar.

As opções Atrás e Na frente podem ser usadas para criar marcas d'água no documento.

Os formatos Quadrado ou Comprimido permitem selecionar a posição da figura pelas opções Esquerda, Direita e Centralizado, podendo determinar o local da figura.

* LENTIDÃO ACUSA QUE É HORA DE FAXINA *

Embora seja uma máquina, como tantas outras, os computadores também precisam de um bom banho de vez em quando.

Um dos primeiros sintomas de que a hora da limpeza chegou é a lentidão.

Se o seu micro se enquadra nesse caso, o melhor é providenciar uma faxina nele.

Segundo o técnico em informática Alan Pedreiro, um dos problema mais comuns dos computadores é o acúmulo de arquivos inúteis no disco rígido.

“Isso é uma coisa que acontece praticamente em todo micro, porque os sistemas operacionais gravam arquivos de forma desordenada, ou seja, cada um dos pedaços fica em uma parte diferente do disco.

Com isso, acabam ocorrendo determinados erros, como a criação de arquivos totalmente inúteis”, explica ele.

O resultado dessa disfunção do computador não poderia ser outra, a leitura de todo esse lixo, no momento em que recebe o comando de algum programa, o que deixa a operação lenta.

Mas nem tudo está perdido.

Para corrigir esse tipo de problema,o mais indicado é usar o ScanDisk, um recurso que vem instalado no sistema operacional Windows.

“Ele é usado para varrer o disco rígido, para que dessa forma possam ser identificados os fragmentos inúteis.

A partir daí, a pessoa vai poder limpar o seu micro”, diz.

Para o ScanDisk, o usuário deve ir ao menu Iniciar, clicar em Acessórios, em seguida, Ferramentas de Sistema, até chegar ao ScanDisk.

Depois de efetuar a varredura, o passo seguinte é organizar os arquivos que estão espalhados pelo disco rígido.

Segundo o analista, a ferramenta mais indicada para isso é o Desfragmentador de disco, que também vem no Windows.

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