sexta-feira, 20 de julho de 2007

Conectados pela música

Você já ouviu falar no site Last.fm?

O nome pode sugerir que se trata de mais uma entre tantas rádios online. Porém, a página hospeda uma rede social baseada em músicas, pela qual cerca de 20 milhões de usuários espalhados por 200 países podem trocar informações sobre suas canções e artistas preferidos, assistirem a videoclipes e participar e de comunidades, entre outras possibilidades.
Criada em Londres em 2002, a Last.fm se tornou mais popular a partir do ano passado, quando novas funções foram acrescentadas ao site, que também ganhou interface em diversos idiomas, inclusive o português. O sucesso da rede se deve ao seu engenhoso funcionamento. Ao se cadastrar no serviço, o usuário pode optar por vincular o seu programa de reprodução de música (veja abaixo) ao banco de dados de rede. As faixas mais tocadas são registradas, formando um perfil individual. Isso permite que o site sugira automaticamente músicas e artistas para o usuário ouvir com bases em seu gosto pessoal.
Artistas e gravadoras também apostam no portal como canal para divulgação. Atento ao potencial dessa rede social online, o conglomerado de mídia CBS acabou adquirindo a Last.fm em maio passado por US$ 280 milhões.

Como usar
• Basta criar uma conta gratuita em www.last.fm. No canto inferior da página principal, é possível selecionar o idioma português. Feito isso, instale um software chamado Audioscrobbler, disponível no site, para conectar o programa que você usa para ouvir música, como o Windows Media Player ou o iTunes, por exemplo. O Audioscrobbler enviará à Last.fm dados sobre as músicas que você ouve, e o site passará a lhe indicar canções com perfil semelhante.

Rede social online Last.fm permite criar, via web, comunidades e rádios personalizadas

O que é possível fazer
• Sua rádio Ao instalar o Last.fm player, disponível no site,você pode criar estações de rádios personalizadas, baseadas nas suas preferências pessoais. É possível também ouvir as estações criadas por outros usuários.
• Tags – Nesta função, você pode agrupar músicas ou artistas da forma que quiser para depois ouvi-los em conjunto. Você pode montar suas tags por gênero, por exemplo, ou por situações: “músicas para dormir bem” ou para “festa”.
• Tate-o-mater – Recurso que permite a você e ver o “grau de compatibilidade” de outro usuário com seu gosto musical ao entrar na página da pessoa.
• Comunidades – Também é possível formar comunidades e recomendar músicas a amigos cadastrados no site.

Nenhum comentário: