quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Dicas para manter o computador limpo e organizado




Muitos não gostam de instalar programas para mexer em seus arquivos. Realmente, há certo risco e muitas vezes tais programas podem apagar o que não devem. Para quem gosta de saber tudo que acontece com seus arquivos, selecionamos algumas dicas para você mesmo manter tudo limpo e em ordem.

Baixe programas para limpar sua máquina
Confira a seguir as dicas:

1) Limpe o cache do seu navegador

Os navegadores mantêm um registro de todas as páginas visitadas, chamado cache. As páginas e imagens são salvas para que quando o usuário voltar, o carregamento seja mais rápido. Entretanto, esses arquivos não servem para coisa alguma além disso, sendo, portanto, dispensáveis.

Para apagar o cache no Internet Explorer, vá no menu "Ferramentas" e clique em "Opções da Internet". Em arquivos temporários, clique em "Excluir cookies" e em "Excluir arquivos", confirmando com o OK quando abrir uma janela.

Caso você use o Firefox 1.5, pressione simultâneamente as teclas Ctrl, Shift e Delete. Um menu se abrirá. Deixe selecionada somente a opção "Browser History" e clique em "Clear private data now".

2) Apague arquivos .tmp

Arquivos .tmp são criados por programas para uso temporário. Tais arquivos podem sempre ser apagados. Como regra geral, se é .tmp, pode ir fora.

Pode acontecer de o Windows avisar que o arquivo está em uso. Neste caso, feche todos aplicativos ou reinicialize o sistema e tente novamente.

3) Remova aplicativos desnecessários na inicialização

Abra o Menu Iniciar -> Executar e digite msconfig;

Vá até a aba Inicializar e desmarque todos os programas que não precisam ser carregados ao ligar o computador. Cuidado para não desmarcar aplicativos importantes, como o antivírus. Remova somente aqueles que você conhece.

4) Faça uma faxina no disco rígido

Abra o programa, em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de disco;

Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e remova programas que você não usa com freqüência. São necessários 300 MB de espaço livre para o Windows funcionar bem.

5) Desfragmente o seu disco rígido

Se você costuma instalar e remover programas ou apagar muitos arquivos, faça uma vez por mês uma desfragmentação do disco rígido. Com essa tarefa, o HD organiza os dados no disco, facilitando a sua leitura. Para fazer a desfragmentação, vá em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Desfragmentador de disco. No programa que será aberto, aperte no botão Desfragmentar.

6) Mantenha o sistema sempre atualizado

Faça sempre as atualizações do Windows e mantenha os drivers de seus componentes em dia. Drivers atualizados podem ter um desempenho significativo no sistema. Para atualizar o Windows, vá no endereço http://windowsupdate.microsoft.com/. Para atualizar seus componentes, consulte a documentação e o site dos fabricantes.