sábado, 30 de junho de 2007

Para dar um trato na nossa língua

A dica e para tirar aquelas dúvidas que temos volta e meia sobre a nossa língua, o português. É, batendo aquele papo, confundindo-nos com alguns plurais ou conjugações de verbos. E na hora de escrever, então, nem se fala.
Pois a boa é o site www.gramaticaonline.com.br. Feito pelo Dílson Catarino, professor de português, ele traz dicas especiais.
Lá você irá encontrar uma ajuda esperta para a língua do dia-a-dia no tópico que leva este mesmo nome. Você poderá tirar dúvidas sobre coisas que usamos todos os dias.
Responda-me isso: onde, aonde e donde, estes vocábulos existem? Outra: para dizer que perdemos algo, utilizamos à palavra “perca” ou “perda”?
Indo mais adiante, encontraremos os tópicos “dúvidas”. Pense comigo: como se escreve “tele-sala”, “telessala” ou “telesala”?
Outra: o plural de álcool é álcoois ou alcoóis? E mais: aquilo que temos na churrasqueira, que puxa a fumaça, é “a” chaminé ou “o” chaminé?
Então, você já sabe. Quer dar uma corrigidinha básica no português? Entre lá no site e aproveite. Nada mais de falar ou escrever errado.

Segurança na rede nunca é demais

Sempre é bom lembrar dicas de segurança, então vamos comentar sobre o cadastro que fazemos na Internet pode nos causar problemas. Até porque não são apenas os hackers (pessoas que invadem os computadores dos outros) que podem nos trazer transtornos.
Vejamos o seguinte: você entra no site de uma revista e faz um cadastro para receber e-mails contendo novidades daquela área. Dessa forma, os responsáveis pelo site começam a remeter notícias para o seu e-mail sempre que acham necessário.
O problema é que, se você preencher qualquer cadastro que aparecer pela frente, seus dados poderão cair em mãos erradas. Aí, além de se afogar em tanto e-mail e informação, você abrirá um brecha para sites nos quais você não se cadastrou passem a lhe mandar e-mails com todo tipo de propaganda, o famoso spam.
Spam é uma mensagem eletrônica não-solicitada por ninguém, mas enviada para muita gente ao mesmo tempo por uma outra pessoa. Normalmente, é uma mensagem com o objetivo de vender alguma coisa.
No entanto, ultimamente, essas mensagens vêm carregadas de vírus. Por isso, cuide bem dos seus dados.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Atualizações automáticas

O Windows Me baixa suas próprias atualizações automaticamente durante tempo de acesso ocioso; depois, informa quando está pronto para a instalação. É um grande alívio para alguns usuários – sem dúvida, uma abordagem muito mais atuante do que a do Windows 95/98 –, mas pode irritar outras pessoas, que acham que os sistemas ficam expostos a forças fora do controle. A Microsoft, compreensível, fornece três configurações para todos os níveis de paranóia. A configuração default permite que o Windows Me baixe atualizações automaticamente e depois pede autorização para instalá-las. Na segunda opção, o sistema operacional checa se existe alguma atualização disponível e pede sua permissão para baixar e instalá-la. A terceira configuração desativa toda a atualização automática e requer uma visita à página Windows Update da Microsoft para atualizar o sistema operacional. Para mudar o default, selecione Iniciar-Configurações-Painel de Controle e clique em Atualizações automáticas.

DOS é para leigos

A Microsoft tem uma nova diretriz: a de que iniciar o sistema pelo DOS é ruim. Portanto, não é possível fazer isso no Windows Me. Ao retirar essa opção, eliminaram-se alguns segundos do tempo de carga do sistema operacional, mas algumas tarefas como correções e atualizações de BIOS só funcionam se você der boot pelo DOS. O Windows Me fornece apenas uma maneira de fazer isso: inserindo o disquete de inicialização que você criou quando instalou o sistema. Se o perdeu, crie um novo: clique em Iniciar-Configurações-Painel de Controle, selecione Adicionar ou remover programas, clique na guia Disco de inicialização e coloque um disquete formatado dentro da unidade.

Música, maestro

Sempre que você reproduz um CD de música ou abre um arquivo MP3, o Windows Me usa o mesmo programa Media Player 7. Maior e mais potente do que as versões anteriores, ele demora mais tempo para ser carregado. Caso essa demora o incomode, instale ou restaure um aplicativo menos exigente como o WinAmp para controlar o áudio do CD, WAV, MP3 e outros formatos de som. A maneira mais rápida de fazer isso é instalar o aplicativo menor para que ele se associe a extensões de arquivo relevantes.

Saúde e velocidade do sistema

Se seu sistema sofrer um abalo perceptível no desempenho quando você instalar o Windows Me, provavelmente a culpa é de uma ferramenta de monitoria chamada Restauração do sistema. Ela controla e preserva as configurações do sistema. Quando algo dá errado, você pode retornar o sistema à data em que ele funcionava bem. A monitoria, que retarda PCs com CPUs e unidades de disco rígido lentas, é ativada por default (a menos que seu disco ou a partição do Windows System tenha menos de 200 MB de espaço livre). Para desativá-la, selecione Iniciar-Configurações-Painel de Controle, escolha Sistema e clique na guia Desempenho e depois em Sistema de arquivos. Sob a guia Solução de problemas, certifique-se de que o item Desativar a restauração do sistema está marcado. Para criar um ponto de recuperação do sistema manualmente, clique em Iniciar-Programas-Acessórios-Ferramentas de sistema-Restauração do sistema selecione Criar um ponto de restauração, clique em Avançar e siga as instruções

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Área de transferência

Poucas pessoas sabem, mas o Windows tem um Visualizador da Área de transferência que exibe imagens e texto cortados ou colados em qualquer aplicativo. Isso acontece porque nenhuma versão do Windows instala-o por default. Para instalar o Visualizador da Área de transferência, selecione Iniciar-Configurações-Painel de Controle e escolha Adicionar ou remover programas. Sob a guia Instalação do Windows, selecione Ferramentas de Sistema e clique em Detalhes. Percorra a lista até encontrar e selecione Visualizador da área de Transferência e depois clique em OK para que o Windows instale o componente. Para ver o conteúdo da área de transferência, selecione Iniciar-Programas-Acessórios-Ferramentas de sistema e clique no item Visualizador da Área de transferência.

Compatibilidade

A Microsoft afirma que o Windows Me é compatível com qualquer coisa que funcione com o Windows 98. Obviamente, nenhum sistema operacional novo está livre de bugs. Antes de atualizar, verifique a lista de hardware compatível com o Me. Você também pode checar a lista de programas compatíveis da Microsoft e uma página de ajuda dedicada ao Windows Me. O CD-ROM de instalação do Windows Me tem um arquivo chamado Add-ons\Document\Textfile\Programs.txt que aborda problemas relacionados ao Windows Me.

Opções ocultas de menu

O Windows Me esconde opções na lista Programas do menu Iniciar que você não usou recentemente. Elas não são apagadas, só arquivadas em outro lugar para que o menu não se esparrame pela tela. Para ver o menu inteiro, clique na dupla seta para baixo no fim do menu reduzido ou mantenha o mouse sobre o menu durante alguns instantes. Para desabilitar o recurso, clique em Iniciar-Configurações-Barra de tarefas e menu Iniciar e desmarque o item Usar menus personalizados.

terça-feira, 26 de junho de 2007

O que é traffic shaping

• É o gerenciamento de dados por quem oferece serviço de Internet para priorizar o tráfego e gerir a largura de banda disponível. Esses sistemas existem há anos, conta o professor de redes de computadores Juergen Rochol, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram desenvolvidos para garantir uma qualidade de serviços para tráfegos de alta prioridade, que não podem sofrer atrasos, como, por exemplo, cirurgias feitas com acompanhamento médico remoto.

Calcule a velociade de download
• Cuidado para não se confundir: a velocidade de conexão à Internet (a largura de banda) é medida em bits por segundo, mas a velocidade de download é contada em bytes por segundo. Cada byte tem oito bits.
• Para saber a velocidade máxima de download de sua banda larga, divida o total de sua conexão por oito. Por exemplo, se você contrata uma Internet de mil kilobits por segundo (Kbps), você conseguirá baixar arquivos em uma velocidade de até 125 kilobytes por segundo (Kbps).

O que pode influenciar o desempenho

• A internet fica mais lenta, geralmente, no horário comercial, quando há um uso maior, principalmente por empresas e indústrias.
• A conexão contratada geralmente tem diferentes taxas de download (quando a pessoa recebe material da rede) e upload (quando envia dados para web). Em programas de troca de arquivos, você depende também da velocidade de upload da máquina de quem você está baixando o material.
• Configuração do micro, como processador e quantidade de memória RAM influencia. Muitos aplicativos rodando ao mesmo tempo dificultam porque consomem memória e processamento. Computadores contaminados podem ter desempenho afetado também.

Onde reclamar
• Entre em contato com a prestadora. Anote o número do protocolo de reclamação, que será útil para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
• Se a resposta não for satisfatória procure a Anatel pelo telefone 0800 33 2001. Também é possível recorrer a órgão de defesa do consumidor como o Procon e ao Judiciário.



A batalha dos navegadores

A Mozilla ficou incomodada com o novo navegador Safári, da Apple, que agora roda também no Windows. John Lilly, chefe de operações da empresa, que fabrica o Firefox, chamou o CEO da Aplle, Steve Jobs, de “ultrapassado” ao acreditar que a batalha será travada apenas entre o Safari e o Explorer, da Microsoft.
- A Mozilla não pretende deixar a batalha só porque Jobs quer – afirmou Lilly.
Segundo dados da Net Applications, o Explorer estava em 78,7% dos computadores do mundo no maio, o Firefox, em 14,5%, e o Safári, em 4,8%.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Vem aí o “b.br”, exclusivo para bancos

• Os bancos brasileiros vão ganhar um domínio específico na web. O Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) aprovou a medida, que deve vigorar em algumas instituições brasileiras no segundo semestre. Pela proposta, os bancos passarão a utilizar a extensão “b.br”, em vez de “com.br”. O objetivo é garantir mais segurança ao Internet banking.
• O CGI também criar uma extensão para a Justiça, a “j.br”. Hoje, a as organizações judiciárias estão sob o domínio “.gov.br”.

Os mais pesquisados na rede

Serviços do Google revela os termos mais procurados no site de buscas por usuários de 40 países. Assuntos mais pesquisados por brasileiros dividem-se entre temas políticos, celebridades e game online.

No Brasil. Os termos mais buscados em abril:
1° Neoliberalismo
2° DragonFable (jogo online gratuito)
3° Dragon Ball Z (desenho animado e game)
4° Cabo frio (cidade do litoral fluminense)
5° Mugen (ferramenta para criar games)
6° Senna (o falecido campeão de Fórmula-1)
7° Milton Neves (apresentador de TV)
8° Congresso Nacional
9° Siape (sistema informatizado de gestão de recursos humanos do governo federal)
10° Evangeline Lilly (atriz do seriado Lost)
11° Sin City (história em quadrinhos que originou um filme)
12° Rocky Balboa (personagem de Sylvester Stallone no cinema)
13° Juanes (músico colombiano)
14° Dia do Amigo
15° Cartão de Páscoa


No resto do mundo. As palavras mais procuradas em alguns países:
PAÍS................................... TERMO
Argentina......................... Pluma (empresa de ônibus)
Alemanha............... Torrie Wilson (modelo e lutador profissional norte-americana)
Chile................... Vaso precipitado (espécie de vidro medidor)
Colômbia .............. Canal 13(emissora de TV voltada aos jovens)
Espanha.............................. Disney Channel
Estados Unidos..... Virgínia Tech (universidade onde ocorreu massacre de estudantes)*
Dinamarca ................ Scissor Sisters (grupo pop norte-americano)
Filipinas ............................... Scarface
França ................................... “Yoga”
Grã-Bretanha ................. RBS (Royal Bank of Scotland)
Índia ................................. Angelina Jolie
Iraque ................... Army Knowledge Online (site do exército norte-americano)
Itália ........................ “Risparmio energético” (economia de energia)
Paquistão ..................... “Beauty Tips” (dicas de beleza)
Peru .................................. Poder legislativo


* O levantamento nos Estados Unidos é dividido em várias categorias. Este foi o termo mais buscado na categoria “criadores de notícia”

domingo, 24 de junho de 2007

Hardware: Xô, calor

A fabricante de componentes térmicos e acessórios Akasa promete resolver o problemas de superaquecimento dos computadores com seus novos gabinetes da linha Zen. Os produtos contam com dois ventiladores, um traseiro e outro frontal, além de um duto de ar em um sistema de refrigeração específico para o HD. Os gabinetes, disponíveis nas cores branca e preta, têm um total de 10 baias – seis externas e quatro internas - , e mais sete slots PCI.
Para facilitar a montagem, os acessórios contam com laterais independentes e parafusos de mão.


Preço sugerido: R$ 350
Informações: www.akasa.com.br

Sony se desculpa com religiosos

A sony pediu “sinceras desculpas” à Igreja Anglicana britânica por ter usado a Catedral de manchester (foto) como cenário do game para computadores Resistance: Fall of Man, um dos mais violentos já produzidos pela companhia. Líders religiosos classificaram como irresponsável o uso da igreja em cenas de luta.
O reitor da cátedra, reverendíssimo Rogers Governder, aceitou o pedido de desculpas, mas repudiu a “violência que vimos neste jogo”.





O jogo «Resistance: Fall of a Man», para a PlayStation 3.
Desenvolvedor: Insomniac Games
Distribuidor: SCEA
Gênero: Tiro em primeira pessoa -
FPS Lançamento: 14 de novembro de 2006
Faixa etária: Jogadores:1 a 32
Suporte Online: Não
Aprendizado: 30 minutos Acessórios:

A voz do Second Life

A Liden Labs anunciou que a ferramenta para comunicação por voz no Second Life (www.secondlife.com) deixou o estágio beta, como é chamada a versão de testes e ainda incompleta de um produto. As funcionalidades do comunicador estão disponíveis em várias localidades do universo virtual. O usuário precisa baixar o recurso de voz na página de download.
O sistema funciona de acordo com a proximidade “física” no jogo. Quanto mais perto de outro avatar, mais alto e claro será o som. Podemos conversar com uma pessoa ou com um grupo.
Para utilizar o recurso de voz é necessário um fone de ouvido com microfone, preferencialmente via USB.

sábado, 23 de junho de 2007

O que é Second Life


• É um software que simula um mundo virtual em três dimensões. Como o nome sugere (segunda vida, em inglês), proporciona aos usuários a experiência de uma nova vida dentro da Internet.

Como funciona
• O usuário assume a forma de avatar, uma espécie de bonequinho que representa cada habitante. Pode freqüentar diferentes ambientes e conversar com outros residentes por meio de um chat.

Como participar
• A versão em português do programa pode ser baixada gratuitamente em www.secondifebrasil.com.br. É recomendado ter um computador com, pelo menos, 512 MB de memória RAM com placa de vídeo offboard e conexão de banda larga.
• Há dois tipos de assinatura. A básica é gratuita, e permite viver sua segunda vida á vontade. Na versão paga, o usuário tem direito a uma renda mensal em lindens dólares (como é chamada a moeda).

Para evitar que o nome da última pessoa que usou um desktop apareça na tela de logon do Windows 98

Para evitar que o nome da última pessoa que usou um desktop apareça na tela de logon do Windows 98

Há pelo menos dois caminhos para obter isso. O primeiro, mais difícil, envolve editar o Registro do Windows. Nunca é demais repetir que a manipulação inadequada desse banco de dados de configuração pode deixar o Windows imprestável, obrigando uma reinstalação do sistema. Feita a ressalva, vamos lá. Acione Iniciar/Executar e digite "regedit", sem as aspas, para abrir o Editor do Registro. Navegue na árvore de pastas para o endereço HKEY_LOCAL_ MACHINE\Network\Logon. No lado direito da tela, veja o item Dont-Show LastUser. Dê um duplo clique nele e, na tela que se abre, troque o valor 0 por 1. A segunda forma de resolver o problema é usar o utilitário Tweak UI, que vem no disco de instalação do Windows 98. Nesse programa (que fica no Painel de Controle), traga para o primeiro plano a orelha Paranoia e ligue a opção Clear Last User at Logon.

Problemas com Teclado Padrão ABNT2 quando se executa uma emulação de Terminal

Problemas com Teclado Padrão ABNT2 quando se executa uma emulação de Terminal em um servidor com Windows 2000 Advanced Server

Um Cliente Terminal Server rodando em uma estação baseada no Windows 95, utilizando o padrão de teclado "Brazilian ABNT2" pode receber a seguinte mensagem de erro quando se conecta ao Servidor.:



A seguinte mensagem é exibida:


"The keyboard layout of request language could not be opened. US English
keyboard layout will be used instead. You may choose another layout from your
Client Settings"


Solução:
Execute o Editor de Registro: Iniciar, Executar, Regedit
Localizar a seguinte chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Keyboard Layouts\00010416
Alterar o valor Layout File para Kbdrbr.dll
Alterar o valor Layout Id para 0010
No menu Edit, clique Add Value, e adicione a seguinte chave.:
Value Name: Layout Text
Value Data: Portuguese (Brazilian ABNT2)
Feche o Editor de Registro



Um Cliente Terminal Server rodando em uma estação baseada no Windows 95, utilizando o padrão de teclado "Brazilian ABNT2" pode receber a seguinte mensagem de erro quando se conecta ao Servidor.:



A seguinte mensagem é exibida:


"The keyboard layout of request language could not be opened. US English
keyboard layout will be used instead. You may choose another layout from your
Client Settings"


Solução:
Execute o Editor de Registro: Iniciar, Executar, Regedit
Localizar a seguinte chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Keyboard Layouts\00010416
Alterar o valor Layout File para Kbdrbr.dll
Alterar o valor Layout Id para 0010
No menu Edit, clique Add Value, e adicione a seguinte chave.:
Value Name: Layout Text
Value Data: Portuguese (Brazilian ABNT2)
Feche o Editor de Registro

Problemas ao Tentar Aplicar um Service Pack no WinNT 4 - Não É Possível Encontrar o Arquivo Setup.log

O Arquivo Setup.log se encontra no diretório c:\WINNT\repair, e é responsável por direcionar o andamento da instalação do Service Pack, pois possui todas as informações necessárias sobre o sistema.



A seguinte mensagem é exibida:


"Não é possível encontrar o arquivo Setup.log."


Solução:
Copie o diretório C:\WINNT\repair de outra estação Windows NT, para o diretório do Windows da máquina afetada.

Agora é só tentar Aplicar novamente o Service Pack.

Impossível Adicionar Impressora no WinNT - RPC Server is Unavailable

Esse erro ocorre quando se deseja instalar uma impressora no Windows NT 4.0, quando você executa o assistente para Adicionar Impressoras.



A seguinte mensagem é exibida:


"Operation could not be completed. The RPC server is unavailable."


Solução:
Copie os arquivos Spoolss.exe e Spoolss.dll de outra estação Windows NT, para o diretório do Windows da máquina afetada
Reaplique o Service Pack
Abra a janela de Serviços do Windows NT
Inicie o Serviço Remote Procedure Call (RPC) e selecione o Tipo de Inicialização Automática
Reinicie o Micro

Aplicativos Travando 01

O Arquivo win386.swp é um importante arquivo, localizado no diretório do Windows, responsável pelo funcionamento e performance de aplicativos.

Enquanto o Windows estiver aberto, esse arquivo vai aumentando seu tamanaho pouco a pouco, e é descarregado a cada boot no sistema.

Algumas vezes esse arquivo pode ser corrompido e deixar de se descarregar no boot.

Uma solução:
Entrar com um disco de boot
Ir ao diretório do Windows
Apague o arquivo com o comando c:\Windows>del win386.swp
Reinicie o Micro

GIZMO - Ligações gratuitas para telefones fixos no Brasil

O serviço telefônico tem experimentado uma evolução surpreendente em especial na última década, no Brasil, notavelmente ocorreu a popularização do serviço de telefonia tanto fixa quanto móvel. No mundo, com a evolução da internet conheceu-se um novo modelo de comunicação: A voz sobre IP.

A voz sobre IP é a técnica de transformação da voz em pacotes IP capazes de trafegar pela rede de dados, inclusive a internet. Apesar do fato da tecnologia não ser nova, apenas recentemente intensificou-se o desenvolvimento de programas que permitem de forma simplificada utilizar um computador doméstico para isso.

O grande bom da transmissão de voz sobre ip deu-se com o advento do programa Skype, cujo marketing e o bom funcionamento rapidamente fizeram a base de usuários chegar aos milhões. O Skype além de permitir a conversação de PC para PC gratuitamente, ainda trouxe outros recursos como a possibilidade de ligação de um computador para um telefone na rede convencional e vice-versa, entretanto estas funcionalidades apenas foram disponibilizadas para serem utilizadas mediante a compra de créditos.

Um inconveniente do Skype é o padrão de transmissão de voz, que é proprietário e não permite a comunicação com outros programas preexistentes ou Telefones via IP, como os do padrão SIP e H.323. Nos Estados Unidos, por exemplo, o padrão SIP é largamente utilizado na rede de telefonia, permitindo que a comunicação entre telefones SIP ocorra sem ônus.

Após o aparecimento do Skype vários outros programas de voz sobre IP passaram a disponibilizar o recurso de ligação para a telefonia convencional no Brasil, mediante a compra de créditos, no entanto na esmagadora maioria a tarifa era superior as praticadas pelo Skype.

Há nesse momento porém no mercado um software capaz de concorrer a altura do Skype: o Gizmo.

Possuindo tarifas praticamente iguais as do Skype, recursos bem semelhantes, utilizando o padrão aberto de telefonia SIP e adotando uma estratégia de marketing incrivelmente agressiva, o Gizmo está conquistando cada vez mais usuários.

O que você acha de poder falar gratuitamente no telefone fixo de um contato seu que não esteja on-line no momento? Pois é, é esta a arma que o Gizmo tem utilizado para ganhar os usuários de outros sistemas similares.

No momento esta estratégia tem sido adotada em aproximadamente 60 países, e o Brasil é um deles.

Para poder utilizar este recurso basta baixar o programa do site http://www.gizmoproject.com/ e ao instalá-lo criar um usuário para você. Depois preencha suas informações pessoais (Account -> My Profile) informando o seu número de telefone fixo e celular (Obs: por enquanto, as ligações para celular no Brasil não são gratuitas, só as fixas). Qualquer outro usuário do Gizmo que queria discar para seu número fixo pode simplesmente clicar com o botão auxiliar sobre o seu nome na lista de contatos e ao ver seu perfil (View Profile), clicar sobre o seu número de telefone fixo, e pronto, o programa realizará gratuitamente a ligação para o número.

Quanto mais pessoas do seu convívio utilizarem o serviço maior será então o número de pessoas com as quais você poderá falar de graça, basta agora divulgar :-) O Gizmo está disponível para Windows, MAC e claro LINUX, apesar de não ser livre.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

O que fazer quando o Windows XP reinicia por conta própria

Você está trabalhando com seu Windows XP e, de repente, sem nenhum aviso ou porquê, o sistema reinicia. Acredite ou não, esse é o comportamento-padrão do XP diante de uma falha de sistema -- por exemplo, no driver de vídeo. Mas há um caminho para eliminar essas surpresas: clique com o botão direito na opção Meu Computador e escolha Propriedades. Na tela Propriedades do Sistema, traga para o primeiro plano a orelha Avançado e, no quadro Inicialização e Recuperação, clique no botão Configurações. Agora, no quadro Falha do Sistema, desmarque a caixa Reiniciar Automaticamente. Para saber por que seu sistema experimentou aquela falha, consulte o utilitário Visualizar Eventos, que faz parte das Ferramentas Administrativas do Windows XP. Para chegar a ele, acione Painel de Controle/Desempenho e Manutenção/Ferramentas Administrativas/ Visualizar Eventos. Outro caminho, mais rápido, é abrir a janela Iniciar/Executar e digitar eventvwr. Verifique os eventos de erro recentes, de sistema ou de aplicativos. Clique com o botão direito do mouse na linha do evento e acione Propriedades para ver a descrição do problema.

Desligue no Windows XP os relatórios de erros

No artigo "O XP passa no teste?" (maio/2002), John C. Dvorak fala sobre a inutilidade de enviar relatórios de erros à Microsoft. Aparentemente, ele não gosta desse recurso do Windows XP. Nem eu. Mas quem não gosta também não precisa conviver com ele. O próprio sistema oferece uma forma de desabilitá-lo. No menu Iniciar, clique com o botão direito em Meu Computador e escolha Propriedades. Clique na aba Avançado. Na parte inferior da janela, acione o botão Relatório de Erros. Por fim, escolha a opção Desativar Relatório de Erros e confirme a operação. A partir de agora, a janela do relatório de erros não vai mais aparecer sempre que um programa der pau.

Converta a partição do XP para retornar ao Windows Me

Converta a partição do XP para retornar ao Windows Me

Em primeiro lugar, você precisa eliminar a partição NTFS que criou com o Windows XP. Para isso, utilize o programa do DOS "fdisk", que está incluído no drive especial que o disco de boot do Windows Me cria após a inicialização (D:, geralmente).

O "fdisk" gerencia as partições do seu disco rígido. Para executá-lo, assim que o disco de boot liberar o prompt do DOS, digite "fdisk" (sem as aspas) e tecle Enter.

O próximo passo é excluir sua partição primária. Todos os dados serão perdidos —mas, já que você já está prevendo a formatação, tudo bem.

Feito isso, seu disco rígido estará completamente vazio. Agora é necessário criar uma nova partição primária, que automaticamente utilizará o sistema FAT32, caso você esteja usando o disco de boot do Windows Me.

Terminado o processo, saia do "fdisk" e volte para o prompt do DOS. Seu disco rígido estará exatamente como um disquete sem formatação.

Agora é só digitar na linha de comando o clássico "format c:". Como a partição é nova, ele terá de formatar o disco por completo, o que demora um pouco, de acordo com o tamanho de seu HD.

Terminado o processo, basta seguir com a instalação do Windows Me normalmente.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Exibindo as Ferramentas Administrativas no Menu Iniciar do W2K

Clique com o botão direito do Mouse na barra de tarefas, selecione a guia Avançado, e habilite a opção Exibir Ferramentas Administrativas.

Para evitar a disseminação de vírus

Crie um contato no seu address book (catálogo de endereços) com um nome falso qualquer, por exemplo: #Alerta! ou qualquer outro nome precedido com o sinal " # " .
Com esse sinal, o nome será o primeiro de seu catálogo de endereços. Dê OK. Deixe o espaço do e-mail vazio, não coloque nenhum e-mail falso. Deixe todos os demais campos em branco.
Se seu micro estiver contaminado e o vírus tentar se auto-enviar para todos os endereços do seu "address book", seu computador vai colocar uma mensagem de erro dizendo que:

"A mensagem não pôde ser enviada. Um ou mais destinatários não tem um endereço de e-mail. Favor checar seu Address Book e tenha a certeza de todos os seus destinatários têm um endereço de e-mail válido".

Assim, basta você clicar em OK e a mensagem com vírus (que você não sabia que estava sendo encaminhada do seu micro) não será enviada para ninguém. O e-mail com vírus, então, será automaticamente armazenado no seu arquivo "drafts"(rascunho) ou "outbox"(caixa de saída). Vá até eles e apague a mensagem.
O problema é resolvido, o vírus não se espalha e você, sem querer, não contamina o micro dos amigos.

Pastas especiais

Você pode colocar o conteúdo do Painel de Controle ou de outras pastas especiais no menu Iniciar (ou em qualquer pasta). Crie uma pasta clicando em Novo no menu Arquivo e, em seguida, clicando em Pasta. Então, cole no nome apropriado conforme mostrado abaixo:
Painel de Controle -
Control Painel{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}

Rede Dial-Up -
Dial Up Net{992CFFA0-F557-101A-88EC-00DD010CCC48}

Impressoras -
Printers{2227A280-3AEA-1069-A2DE-08002B30309D}

Ícone de volume master

Você pode incluir um controle de volume master na barra de tarefas seguindo estas etapas:

1. No Painel de Controle, clique duas vezes no ícone Multimídia.
2. Clique na guia Áudio; em seguida, clique em Mostrar Controle de Volume na barra de tarefas.
3. Clique no ícone de volume (alto-falante) na barra de tarefas para abrir o controle de volume master. Clique duas vezes no ícone de volume (alto-falante) para abrir o Controle de Volume.

Alterando o Nome Registrado na Instalação do Windows

* Se ao instalar o Windows 95 você cometeu algum engano na hora de colocar o seu nome, aproveite esta dica para fazer a correção.
1-Acione o Regedit (editor de registro do windows que se encontra no diretório System.
2-No menu Editar do programa aciona a opção localizar.
3-Digite : RegisteredOwner e pressione o botão Localizar próxima.
4-Quando encontrada a palavra-chave clique nela com o botão contrário do mouse e selecione a opção Modificar.
5-Digite então o nome adequado na lacuna Dados do Valor.
Se quizer mudar o nome da Organização a que pertence, procure po RegisteredOrganization um pouco acima de RegisteredOwner.

Reinicializando somente o Windows 95

Em muitas situações, o windows 95 exige que seja reinicializado o sistema para que as alterações sejam efetivadas. Como a reinicialização da completa da máquina é muito demorada, há um truque que permite ganhar tempo. Selecione desligar e, em seguida, Reiniciar o computador. Agora, o truque - mantenha a tecla shift pressionada e clique em OK. Esse processo é mais rápido, porque reinicializa somente o windows, e não o micro.

Atalho para Propriedades

Para ir direto para as propriedades de um item da Área de Trabalho, mantenha Alt pressionado, enquanto você dá um duplo clique no ícone.

Retirando a Auto-Reprodução

O Win 95 reproduz automaticamente um CD-ROM quando é inserido na unidade. Há ocasiões, porém, em que se deseja apenas visualizar os arquivos do CD e não executar seu aplicativo. Para evitar a auto-reprodução, mantenha o Shift pressionado ao inserir o disco

Menu Documentos Cheio

Ao invés de apagar tudo clicando em "limpar" abra o explorer e clique em "C:", "Windows"(se for o caso), "Recent". Retire só os documentos que você quiser selecionando-os com o mouse e pressionando "Delete".

Mais Ícones!

Existe o tradicional moricons.dll no diretorio c:\windows e para quem tem o MS-Plus! instalado e possui uma configuracao de video de 16 bits de cor, existe ainda no diretorio c:\windows\system o arquivo cool.dll que sao icones hicolor. Além dos ícones existentes no arquivo SHELL32.DLL, existem os ícones do PIFMGR.DLL que está na pasta Windows\System.

domingo, 17 de junho de 2007

Som mais alto

• Para quem está cansado de ouvir as músicas baixadas da Internet apenas nos fones de ouvido, uma alternativa é Groove Time, sistema de amplificação de som para iPods, os tocadores digitais da Apple.
Com dois alto-falantes de 15 watts, o acessório também traz receptor de rádio AM e FM, alarme e relógio, além de contar com saída de vídeo para conexão com aparelhos de TV e projetores.

Descrição do produto:
- Caixa de som para incrementar a potência compatível com a maioria dos iPod.
- Especialmente desenvolvida para levar em viagens, pequenos ambientes, reuniões, curtir com amigos em casa ou em outros lugares.
- Um único módulo, elegante com caixas de som com a potência de 30W RMS de puro som.
- Recarrega seu iPod enquanto você escuta suas musicas.
- Relógio e alarme embutidos.
- Radio AM e FM com maior liberdade musical.
- Possui uma fonte de alimentação externa.
- Controle remoto fino e com bateria com todas as funções.
- Acompanha 5 adaptadores para conexão. Desenvolvidos para iPods do tipo Nano, 20 GB, 30 GB, 60 GB e Nano 2 Gen.
- Som cristalino com dois alto-falantes proporcionando excelente qualidade sonora.
- Não acompanha iPod.
- Possui porta USB de sincronismo iPods/computador.


Preço sugerido: R$ 549
Informações: www.mobimax.com.br
Link para comprar produto loja virtual:
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=CYAGTIB

Para ouvir na boa

Alguns dos principais sites download legalizado de música no Brasil:

www.imusicas.com.br
 Preços variam de R$ 0,99 a R$ 2,99. É possível ouvir previews de 30 segundos. Pagamento via cartão de crédito ou débito pra clientes do Bradesco.

www.baixahits.com.br
 O usuário precisa adquirir créditos (valor mínimo de R$ 30) por meio de cartão de crédito ou transferência eletrônica se cliente do Bradesco ou do Itaú. As músicas custam de R$ 2,49 a R$ 2,99, de acordo com a gravadora.

http://megastore.uol.com.br
 Canções de cerca de 20 gêneros diferentes. Você pode ouvir 30 segundos antes de adquirir. A compra funciona em um sistema de créditos (mínimo de R$ 15), que podem ser obtidos por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. Cada canção custa a partir de R$ 1,99

http://sonora.terra.com.br
 Mais de 500 mil músicas nacionais e internacionais. O usuário pode ouvir até 30 segundos de cada faixa antes de comprá-las. Preços do download variam de R$ 2,49 a R$ 2,99. Pagamento via cartão de crédito.

www.tramavirtual.com.br
 É possível ouvir e baixar gratuitamente músicas de artistas da nova cena independente do país.

www.podfestival.com/_website/musica
 Página focada em produção independente lançada semana passada. É possível ouvir e baixar gratuitamente canções de artistas que estão fora do circuito comercial brasileiro.

Som para todos os lados



• Quem gosta de ouvir música ou quer assistir a filmes e jogar games com mais emoção pode conferir o Theatre 6, o novo modelo de fone de ouvido da Zalman, distribuído no país pela Casemall.
O acessório reproduz o som em canais múltiplos com alto-falantes individuais dianteiros, traseiros e um canal central. O fone é compatível com home theaters, DVD players, consoles de videogame e micros com placa de som 5.1.

Preço sugerido: R$ 229
Informações: http://www.casemall.com.br/produtos_int.php?produto=73

Três em uma

A Elgin está lançando a multifuncional Canon MP 180, que reúne as funções de impressora, copiadora e scanner.
O produto é equipado com um sistema de reconhecimento de imagens que auxilia a produzir cópias mais féis às originais, segundo o fabricante. Funcionando como impressora jato de tinta, a MP 180 permite que fotos sejam impressas diretamente da câmera digital ou do cartão de memória. No modo scanner, a máquina tem resolução de 2,4 mil por 1,2 mil DPIs.

Descrição

Tecnologia de Impressão: jato de tinta
Resolução de Impressão: 4800 x 1200 dpi
Velocidade de Impressão: 22 ppm de preto e 17 ppm de cores
Resolução Copiadora: 600 x 600 dpi mono e 1200 x 1200 color
Velocidade Copiadora: 22 ppm preto e 17 ppm cores
Resolução Scanner: 2400 x 1200 dpi
Voltagem: 100 - 240V AC 50/60Hz
Comunicação: USB 2.0 HI-SPEED
Suprimentos: PG-40 Black Fine / CL-41 Color Fine / CL-51 (fotográfico opcional)

Preço sugerido: R$ 469
Informações: www.elgin.com.br

Link para comprar produto ver comparação de preços:
http://www.jacotei.com.br/mod.php?module=jacotei.metabusca&texto=calcinha&catid=1202&af=2195

sábado, 16 de junho de 2007

Segurança e versatividade

• Compatível com os novos formatos Blu-ray e HD-DVD, o multigravador de DVD GSA-H55N, da LG, tem velocidade de 20X, considerada uma das mais altas da atualidade.

O drive também conta com vários recursos de segurança, como proteção por senha, assinatura digital e sistema para evitar a duplicidade de mídias.

Características:
- Velocidade de gravação de até 20x em mídias DVD-R e DVD+R.
- Oferece cinco recursos para proteger o disco no nível de usuário e armazenamento utilizando a tecnologia do software SecurDisc, desenvolvido em parceria com Nero. São eles:
1. Proteção por Senha
2. Assinatura Digital para provar a origem da mídia
3. Verificador de integridade de dados: verifica se os dados na mídia foram alterados ou podem estar em perigo.
4. Confiablidade de dados: protege os dados da mídia de danos físicos como riscos e amassados.
5. Proteção na cópia: torna a mídia não duplicável

Preço sugerido: R$ 149
Informações: www.lge.com.br

Imagens turbinadas

•Para os gamers que quiserem melhorar a performance no micro no jogos, a placa de vídeo Radeon HD 2900Xt, que a PowerColor está trazendo ao Brasil, pode ser uma opção.
O equipamento conta com 512MB, sistema de som integrado surround 5.1 e tecnologia High Dynamic Rangem Randering (HDR), que promete oferecer imagens mais realistas.

Preço sugerido: R$ 2.499
Informações: www.powercolor.com

Som embutido

Som embutido
• O monitor LCD de 17 polegadas 712Sa, da AOC Brasil, é compatível com o Windows Vista e com o Mac OS X, tem tela formato quatro por três e recursos multimídia como alto-falantes embutidos, que elimina a necessidades das caixas de som tradicionais.
Com ângulos de visão horizontal e vertical de 170 graus, a tela tem resolução de 1280 x 1024, eliminando o efeito “fantasma”. Pesa 4,25 quilos.

DETALHES DO PRODUTO
- Tela 17"
- Perfeito para jogos e animações
- Multimídia (caixas de som embutidas)
- Certificado para o novo Windows VistaTM
- Resolução Máxima: 1280 x 1024 dpi
- Preço sugerido: R$ 699
- Informações: http://www.aoc.com.br/

Proteja-se

• Mantenham instalados e atualizados antivírus, anti-spyware (contra espiões) e firewall (para barrar entrada e saída de dados do PC sem consentimento do usuário)
• Desconfie dos e-mails recebidos. Não saia clicando nos links das mensagens.
• Procure não navegar por páginas desconhecidas de procedência duvidosa.
• Certifique-se de que o seu navegador está configurado para perguntar antes de rodar aplicações em linguagem de script, como Java e ActiveX.

Novidade chegando

Uma das grandes empresas de informática do mundo, a Asus, lançara um novo modelo de computador portátil até agosto. Até aí, nenhuma novidade, a não ser o preço: menos de R$ 400. Isso mesmo, menos de R$ 400!
Ele é bem pequeno. Branquinho, bonitinho. O primeiro modelo terá uma tela de apenas sete polegadas (cerca de 18cm de largura). O nome é Eee PC 710. O que significa o tal Eee? Segundo a fabricante, traduzindo do inglês, fácil de aprender, fácil de se divertir e fácil de trabalhar.
A máquina virá com rede de Internet sem fio, 512Mb de memória RAM e disco rígido (HD) de 160Gb. Parece pouco, mas, para uma maquininha desse tamanho, é uma boa. Ela será compatível com os sistemas operacionais Windows e Linux. Conforme a Asus, o pequeno também será resistente a choques, o que, convenhamos, será uma grande coisa para a gurizada.
Bem, vale a dica. Para quem quiser trabalhar em casa ou na escola, com coisas simples, textos de aula e acesso à Internet, será uma boa pedida. Por sinal, esse computador portátil que fazer amizade principalmente com os estudantes.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Retirar jalenas indesejadas que abrem quando vc está conectado na internet

Existem certos programas chamados adware que abrem automaticamente páginas da internet com propagandas.

Eles normalmente são instalados quando fazemos a instalação de certos programas freeware (grátis).

Quando é mostrado aquele “contrato de licença”, que ninguém lê, é dito que será instalado o referido software.

Normalmente esses softwares não possuem comando de desinstalação.

Tecle Control-Alt-Del e será mostrada a lista dos programas ativos.

Um deles pode ser o adware.

Clique em um suspeito e use o botão Finalizar tarefa.

Verifique agora se as janelas indesejáveis pararam de abrir.

Se continuarem, repita o processo com os demais programas até encontrar o culpado.

Feito isso será preciso usar o programa REGEDIT para encontrar o ponto onde está sendo feita a chamada, para que seja eliminado.

Usar o REGEDIT é um pouco perigoso, sobretudo para principiantes.

Talvez não seja preciso usá-lo.

O programa MSCONFIG apresenta na guia Iniciar, os programas que estão sendo ativados na iniciação do Windows.

Com sorte, seu adware poderá estar lá, bastará então desmarcá-lo.

O software AdAware ajuda a descobrir e eliminar esses espiões (baixe uma cópia grátis no FileWorld).

1.001 utilidades para o laptop

Você tem um computador portátil velho que não consegue passar a diante e nem sabe o que fazer com ele?
Então poderá encontrar algumas sugestões bem criativas no endereço:
http://content.techrepublic.com.com/2346-10878_11-6523-21.html
Há mais de 20 usos diferentes, desde o chapéu hi-tech da foto acima até bandeja para bebidas ou casa para abrigar pássaros. As dicas podem ser inúteis, mas os risos são garantidos.

Visualizando as Propriedades de um Arquivo

Veja as Propriedades de Um Arquivo Rapidamente. Dê um duplo clique no arquivo que você deseja ver as propriedades, mas mantenha a tecla ALT pressionada. - ALT + Duplo clique (como se fosse acionar um programa).

Atalhos do Painel de Controle

Quando precisamos entrar várias vezes no Painel de Controle é que percebemos o tempo perdido em abrir o menu Iniciar/Configurações/Painel de Controle, para que depois escolhermos o ícone desejado e darmos um duplo clique nele. Esse problema poderá ser resolvido de forma que quando se clica no Iniciar, a pasta Painel de Controle esteja no primeiro menu e quando realçado, abra direto todos os ícones do Painel facilitando a escolha direta destes.

a) Clique com o botão direito do mouse em cima do botão Menu Iniciar e escolha a opção Abrir.

b) Na janela que se abre, clique novamente com o botão direito e escolha Novo/Pasta, renomeie a pasta para: Control Painel. {21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D} - "(Versão em Inglês)" ou senão Painel de Controle. {21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D} - "Versão Português".

Reinicializando somente o Windows

Em muitas situações, o Windows exige que seja reinicializado o sistema para que as alterações sejam efetivadas. Como a reinicialização completa da máquina é muito demorada, há um truque que permite ganhar tempo. Selecione desligar e, em seguida, Reiniciar o Computador. Agora, o truque - mantenha a tecla SHIFT pressionada e clique OK. Esse processo é mais rápido, porque reinicializa somente o Windows e não o micro.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Firefox mais seguro

A Mozilla ainda não confirma oficialmente, mas são fortes as especulações de que o firefox 3.0, cuja primeira versão de teste deverá ser lançada em julho, terá um recurso para bloquear sites que possam instalar programas maliciosos no computador do usuário.
Conforme comentários no sistema Bugzilla, usado pela Mozilla para detectar mudanças em softwares, e em blogs de designers do Firefox, a ferramenta funcionaria em articulação com o google. O maior portal de buscas da web indicaria quais os sites perigosos a serem barrados pelo navegador de Internet de código aberto. As discussões girariam agora em torno de como esse bloqueio ocorreria, se por meio de uma notificação ou de uma página de erro.

Link Download grátis Firefox 2
http://br.mozdev.org/firefox/

O Firefox 2 permite que você navegue mais rápido, com mais segurança e eficiência do que qualquer outro browser. Mude hoje mesmo — o Firefox importa seus favoritos e outras informações. E você ainda pode continuar usando outros navegadores junto com o Firefox

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Melhorando a velocidade do Windows

Se sua máquina tem mais de 20 Mb de memória RAM, você pode acioná-la como Servidor de Rede para obter um maior desempenho. Para isso, você deve clicar com o botão direito do mouse em Meu Computador e selecionar a opção Propriedades, depois clique na guia Desempenho e no botão Sistema de Arquivos. No campo Função deste Computador, escolha a opção Servidor de Rede, clique em OK, reinicie e observe como melhorou o desempenho.

Destravando o Windows

Quando algum programa travar o seu micro, pressione CTRL+ALT+DEL e aguarde aparecer a janela de fechar programas. Depois veja na lista qual o programa não está mais respondendo e finalize-o.

Muitas vezes você encontrará, por algum motivo, o travamento de uma aplicação do Windows. Após esse travamento, o Windows deixa de funcionar, chegando as vezes até a ficar instável, inclusive desaparecendo a Barra de Tarefas e o menu iniciar. Se por acaso isso ou algo similar ocorrer, faça o seguinte:

a) Pressione as teclas CTRL+ESC, para aparecer o Gerenciador de Tarefas. Acione o menu Arquivo do Gerenciador de Tarefas e clique executar Aplicativo.

b) Na caixa de diálogo que aparece, digite "explorer" (sem as aspas) e tecle Enter ou clique em OK.

c) Depois de alguns segundos estarão de volta a Barra de Tarefas, o menu Iniciar e os ícones da Área de Trabalho. Agora é só fechar o Gerenciador de tarefas e continuar a trabalhar com o Windows.

Salvando uma busca no Windows

Ao usar o utilitário Localizar, do windows, é possível selecionar a opção de menu Arquivo, Salvar Busca, para salvar um critério de busca complexo ou frequentemente usado. Salve a lista de arquivos, juntamente com os critérios de busca, selecionando Opções, Salvar Resultados. Para atualizar a lista de arquivos, clique no botão Localizar Agora. A única desvantagem é que buscas salvas aparecem na área de trabalho, por definição padrão.

Para melhor organizar buscas para serem reutilizadas, você poderá criar uma pasta denominada "Procuras Salvas" ou outro nome sugestivo. Agora arraste os ícones de busca na área de trabalho e solte-os nesta pasta. O utilitário Localizar, raramente atribui nomes inteligentes a buscas salvas. Assim sendo, abra a pasta e renomeie-as como desejar

terça-feira, 12 de junho de 2007

Para os apaixonados


Em dúvidas sobre qual presente dar no dia dos namorados? Então talvez encontre alguma sugestão interessante no site especial http://br.diadosnamorados.yahoo.com/.
A página também oferece dicas de viagens, filmes e músicas que tenham a ver com o perfil do casal, seja ele formado por adolescentes ou por quem já chegou à terceira idade.

Compartilhando o arquivo de paginação entre Windows 98 e Windows NT

O Windows 98 e o Windows NT usam diferentes arquivos de paginação da memória virtual. Entretanto, se ambos os sistemas operacionais forem executados no mesmo micro, o arquivo de paginação do NT (PAGE FILE.SYS), desperdiçará muito espaço em disco durante as seções windows.

Se a partição NT não estiver usando o NTFS ((NT File System) - o windows/98 não lê volumes NTFS - é possível fazer ambos os sistemas operacionais compartilharem o mesmo arquivo de paginação. Para isso você tem que fazer uma alteração no arquivo SYSTEM.INI. Você tem duas formas para fazer essa alteração. A primeira é só ir na pasta windows e procurar o arquivo SYSTEM.INI, depois dê um duplo clique em cima do arquivo. Ou etão clicar no menú iniciar e escolher a opção "Executar". Na caixa de texto digite "SYSEDIT" e clique no botão OK. Abrirá uma janela chamada "Editor de Configuração do Sistema". Clique no arquivo SYSTEM.INI, localize o cabeçalho da seção [386Enh]. Crie uma linha logo abaixo do cabeçalho e digite o seguinte: pagingfile=Drive:\pagefile.sys. Se o windows NT estiver na unidade D por exemplo, o comando deverá ser paginfile=D:\pagefile.sys. Salve as alterações, feche o arquivo e reinicie o sistema. Agora você já pode excluir o arquivo WIN386.SWP da pasta windows.

Iniciando o protetor de tela por um atalho

Para iniciar rapidamente uma proteção de tela, basta criar um atalho para ela no menu iniciar. Para isso, siga os seguintes passos:

a) Clique no botão iniciar, escolha a opção "localizar" e clique em "Arquivos ou Pastas...".

b) Escreva o nome da proteção no campo "Nome:" e aperte a tecla "Enter". Se não souber o nome, escreva *.scr e tecle Enter.

c) Aparecerá uma lista com todas as proteções de tela disponíveis no seu computador. Agora, com o botão direito do mouse, clique na proteção de tele desejada e arraste-a até o botão do "Menu Iniciar" e solte-a.

Abrindo o Windows Explorer na Pasta desejada

Quando se abre o Windows Explorer usando o Windows ME, o acesso é direto para a pasta Meus Documentos. Para ir direto ao drive C, faça o seguinte:

Clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows Explorer. Escolha Propriedades, vá em Objeto e localize a linha C:\WINDOWS\EXPLORER.EXE

Adicione, no final da linha, os comandos " /n,/e, C:\"
Preste atenção: deve ficar um espaço antes do "/n" e antes do C:\.

A linha vai ficar assim: C:\WINDOWS\EXPLORER.EXE /n,/e,C:\

Pronto. Agora, toda vez que voce clicar no Windows Explorer ele irá direto para o drive C:\.

Desligando o Micro com um atalho na Área de Trabalho

Desligando o Micro com um atalho na Área de Trabalho

Para desligar o micro sem passar pelo habitual "INICIAR + DESLIGAR...", basta criar o seguinte script:

- Na tela do Desktop, clicar com o botão direito do mouse
- Na janela, com o ponteiro do mouse em "NOVO", clicar em "ATALHO"
- No Windows 95/98, na linha de comando, digitar o script:
c:\windows\rundll.exe user.exe,exitwindows
(com um espaço antes do "user.exe")
- No Windows ME, na linha de comando, digitar o script:
c:\windows\rundll32.exe user.exe,exitwindows
(com um espaço antes do "user.exe")
- clicar em AVANÇAR
- Na última janela, digitar um nome para o script, que pode ser DESLIGAR

Vai aparecer no Desktop um ícone do Windows com o nome que você deu ao script. Aí é só clicar duas vezes no ícone para surgir a mensagem "Seu Windows já pode ser desligado".

Maneira bem mais simples: Alt + F4

Abrindo Janelas mais rápido

Um macete para deixar seu micro um pouco mais rápido nas aberturas das janelas. Clique em Iniciar, Executar e escreva regedit. Na pasta HKEY_CURRENT_USER, selecione Control Panel e depois Desktop. Com o botão direito do mouse, clique em qualquer lugar do quadro e vá em Novo, escolha Valor da Sequência e nomeie o arquivo como Menu Show Delay. Feito isso, dê um clique duplo nesta sequência, digite 0 (zero em algarismo), feche tudo e reinicie seu PC. (Windows 98 e Me).

Removendo programas da bandeja do sistema

Vários programas instalam ícones na bandeja do sistema (área localizada ao lado do relógio, geralmente na parte inferior à direita). Na verdade quase nenhum deles precisa estar ali. Isso torna a inicialização mais lenta e ainda ocupam espaço na barra de tarefas.

Para tirar dali programas desnecessários, acione Iniciar/Executar e digite o comando msconfig. Com isso você abre um programa oculto chamado Utilitário de Configuração do Sistema. Ele permite uma série de ajustes no Windows. Para retirar os que não há necessidade, basta desmarcar a caixa de verificação ao lado do nome do programa, fechar tudo e reiniciar. (Windows 98, Me, XP).

Procurando por arquivos corrompidos

É possível saber se algum arquivo vital do seu sistema foi alterado ou está corrompido. Uma forma de você fazer isso é usar o Verificador de Arquivos do Sistema. Trata-se do programa SFC.EXE, que fica semi-oculto no diretório c:\windows. Para abri-lo, acione Iniciar/Executar e digite o comando sfc. O Verificador localiza arquivos corrompidos e também extrai arquivos sadios do disco de instalação do Windows, restaurando seu sistema. (Dica Para Windows 98 e Me).

Backup do registro do Windows

Antes de executar qualquer procedimento que modifique o registro no Windows, é aconselhável fazer um backup nesse banco de dados de configuração. Para fazer o backup, abra o Editor do Registro (acione Iniciar/Executar e digite regedit). Nesse programa, selecione o ícone Meu Computador e dê o comando Registro/Exportar Arquivo do Registro. Forneça um nome para o arquivo e salve-o. Esse arquivo, que receberá a extensão REG, conterá todas as informações do Registro.

Se algo der errado, basta restaurá-lo para fazer o micro retornar às condições anteriores ao problema. Detalhe: você também pode fazer backups parciais. Para isso, escolha no Editor a pasta desejada e repita o procedimento descrito acima. Um duplo clique num arquivo REG restaura aquela parte do registro. (Para Windows 98, 2000, Me e XP).

Atalhos do Windows (Em teclados com a tecla-logo do windows)

Windows - Abre o menu iniciar
Windows + F1 - Exibe a ajuda do windows
Windows + R - Exibe a janela executar (iniciar/executar)
Windows + E - Exibe o Windows Explorer (Meu Computador)
Windows + F - Abre a janela Localizar
Windows + D - Minimiza ou restaura todas as janelas
Windows + M - Minimiza todas as janelas
Windows + Shift + M - Desfaz a minimização de todas as janelas
Windows + Tab - Alternar entre os botões da barra de tarefas
Windows + Break - Exibe a janela Propriedades do Sistema
CTRL + Windows + F - Localizar computador

Atalhos do Windows (Outras funções, em qualquer teclado)
Alt + TAB - Alternar para o programa em execução
Alt + M - Quando o foco está na barra de tarefas, essa função minimiza todas as janelas
F10 - Modo Vai para o Menu
CTRL + ESC - Acessa o menu Iniciar
CTRL + ESC, ESC - Foco no botão "Iniciar"
CTRL + Esc - Abre o menu Iniciar, da Barra de Tarefas
CTRL + X, C ou V - Para Recortar, Copiar ou Colar
F2 - Permite renomear o objeto selecionado
F3 - Dispara a caixa de diálogo FIND (Localizar), quando não utilizada com outro objetivo
SHIFT + F1 - Mostra a ajuda sensível ao contexto
SHIFT + F10 - Abrir propriedades da barra de tarefas
SHIFT + Delete - Excluir imediatamente um arquivo, sem passar pela lixeira
SHIFT - Ignora auto-execução do CD, pressionando SHIFT, enquanto se insere o CD.

Endereços URL

Quando você quiser acessar um endereço ".com" a partir da barra de endereços do Internet Explorer, existe uma maneira de tornar essa operação mais rápida:

- Digite o endereço desejado, mas sem "www." e ".com" (exemplo: microsoft);
- Mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique Enter.

O Internet Explorer, automaticamente, vai complementar o endereço e levar o usuário para a página desejada (no caso acima, ao site da Microsoft, nos Estados Unidos).

Descobrindo o seu IP

Para você descobrir qual o seu IP, vá no "prompt de comando" (DOS) e digite "arp -p". Você terá a informação do seu endereço físico na internet naquele momento de conexão caso seu IP seja dinâmico. Caso seu IP seja fixo, ele terá sempre o mesmo IP.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Saiba bloquear e liberar endereços no OUTLOOK

Para remover um nome da Lista de remetentes bloqueados, clique no menu Ferramentas, aponte para Regras de mensagens e clique em Lista de remetentes bloqueados. Selecione a guia Remetentes bloqueados. Para remover um remetente ou um domínio da lista, selecione o nome e clique em Remover. Para alterar um nome de remetente ou domínio da lista, selecione o nome e clique em Modificar. Faça suas alterações na caixa de diálogo e clique em OK.

Para adicionar um novo remetente ou domínio à lista, clique em Adicionar. Digite as informações na caixa de diálogo e clique em OK. Clique em OK na caixa de diálogo Regras de mensagens para aplicar regras que foram adicionadas ou alteradas.

Lembre-se de que o bloqueio de remetentes apenas redireciona a mensagem para a pasta Itens Excluídos. O bloqueio de um remetente funciona somente com mensagens POP padrão. Ele não se aplica a mensagens HTTP (como o Hotmail) ou Imap.

Para remover a mensagem diretamente no servidor de e-mail, adote o seguinte procedimento.

Clique no menu Ferramentas e na opção Regras de mensagens. Em seguida, clique no botão Nova. No painel 1, selecione Quando a linha De contiver Pessoas. No painel 2, selecione Excluir do servidor. No painel 3, clique no link Pessoas. Informe o e-mail dos chatos que deseja eliminar. Pressione OK para fechar as caixas de diálogo.

Entenda o que são cookies e saiba removê-los do micro

Entre outras coisas, os cookies são utilizados pelos sites, principalmente para identificar e armazenar informações sobre os visitantes. Eles são pequenos arquivos de texto que ficam gravados no computador do internauta e podem ser recuperados pelo site que o enviou durante a navegação.

Todos os cookies armazenados têm uma data de vencimento e são eliminados depois dela (teoricamente). A eliminação antes do vencimento pode ser feita manualmente pelo usuário, entretanto o armazenamento —e conseqüentemente a remoção— é diferente em cada navegador.

Para remover cookies do Internet Explorer, basta entrar em Ferramentas, Opções da Internet, Geral e clicar em Excluir Arquivos. A remoção dos arquivos temporários implica na remoção dos cookies também.

Essa tecnologia funciona da seguinte forma: o servidor de um site, antes de enviar as informações sobre uma página que você visita, envia ao navegador um conjunto de informações que chamamos de "cabeçalho". É justamente aí que a informação e o pedido de armazenamento do cookie são enviados.

Existem dois pontos relacionados à segurança que preocupam os usuários em relação aos cookies. A questão mais crítica é relacionada aos navegadores que suportam a tecnologia, mas contêm falhas de segurança que podem ser exploradas por programadores mal-intencionados.

O segundo ponto se refere ao fato de os cookies serem transportados através da web sem nenhuma criptografia, o que deixa a informação exposta na rede.

Embora muitos digam o contrário, os cookies não representam um grande perigo à privacidade dos internautas. O máximo que um site de comércio eletrônico pode fazer é manter um perfil do visitante e, durante a navegação, apresentar os produtos e serviços mais adequados, embora esta técnica não seja a usual.

Já existem outras maneiras mais eficientes, interessantes e produtivas para se alcançar esse objetivo sem depender de cookies.

Mesmo assim, para os leitores mais precavidos e ressabiados, vale lembrar que os navegadores atuais possuem opções de configuração para aceitar ou barrar a gravação de um cookie.

Para controlar essa opção no Internet Explorer, vá até o menu Ferramentas, clique em Opções de Internet e selecione a guia Segurança. Lá existe o botão Nível personalizado, que permitirá ativar ou desativar os cookies, ou então fará com que o navegador peça sua permissão para aceitar esses arquivos.

Windows XP: usando o DEFRAG e o AT em linha de comando

O programa utilitário do Windows XP conhecido como DEFRAG também possui uma interface de linha de comando. Isto significa que você poderá utilizá-lo junto o Agendador do Windows XP (o utilitário AT) para que defragmente, de forma totalmente automática, as partições de seus discos rígidos.

O programa DEFRAG é bastante fácil de executar, e entender, porém não é nada intuitivo. Assim o melhor é começar deixando para ele se apresentar a você. Para isso entre em modo de linha de comando (digitando na janela de INICIAR » EXECUTAR) DEFRAG, como indicado abaixo:

C:\>defrag

O resultado é o seguinte (para Windows XP em inglês):

Windows Disk Defragmenter
Copyright (c) 2001 Microsoft Corp. and Executive Software International, Inc.
Usage:
defrag [-a] [-f] [-v] [-?]
volume drive letter or mount point (d: or d:\vol\mountpoint)
-a Analyze only
-f Force defragmentation even if free space is low
-v Verbose output
-? Display this help text

Se você usa a versão em português a saída é a seguinte:

Desfragmentador de disco do Windows
(c)2001 Microsoft Corp. e Executive Software Int'l Inc.
Uso:
defrag [-a] [-f] [-v] [-?]
volume letra da unidade ou ponto de montagem (d: ou d:\vol\mountpoint)
-a Apenas analisar
-f Forçar a desfragmentação mesmo que haja pouco espaço livre.
-v Sa¡da detalhada
-? Exibir este texto de ajuda.

Assim, se desejar desfragmentar a unidade C:, por exemplo, seria necessário executar o seguinte comando:

C:\>defrag c: -f

A janela de Linha de Comando do Windows XP primeiro mostraria apenas as duas linhas abaixo:

Windows Disk Defragmenter
Copyright (c) 2001 Microsoft Corp. and Executive Software International, Inc.

depois de alguns instantes (que pode variar entre 20 segundos e 2 minutos, dependendo do tamanho e nível de utilização de seu disco) o defrag mostraria um relatório inicial, como este aqui:

Analysis Report
5.65 GB Total, 1.13 GB (20%) Free, 31% Fragmented (59% file fragmentation)

Depois de algum tempo* (que pode demorar muitas dezenas de minutos, dependendo do grau de fragmentação de sua partição, além do total de espaço ocupado nessa partição) o defrag mostraria o relatório final, como este aqui:

Defragmentation Report
5.65 GB Total, 1.13 GB (20%) Free, 0% Fragmented (0% file fragmentation)

Na versão em português as mensagens na tela seriam como esta abaixo:

Desfragmentador de disco do Windows
(c)2001 Microsoft Corp. e Executive Software Int'l Inc.

Relatório de Análise
5,65 GB Total, 1,13 GB (20%) Livre, 31% Fragmentado (59% fragmentação de arquivo)

Relatório de Defragmentação
5,65 GB Total, 1,13 GB (20%) Livre, 0% Fragmentado (0% fragmentação de arquivo)



Em seguida podemos automatizar e programar todo o processo, usando o utilitário AT. Vamos exemplificar programando a desfragmentação do drive C: para as terças e sextas, às 20 horas, e a partição D: para as quintas e domingos, às 21 horas:

C:\>at 20:00 /interactive /every:T,F "defrag c: -f"
Added a new job with job ID = 1

C:\>at 21:00 /interactive /every:Th,Su "defrag d: -f"
Added a new job with job ID = 2

Se digitarmos novamente o comando AT, sem parâmetro algum, poderemos conferir todas as programações registradas no computador:

C:>at
Status ID Day Time Command Line
-------------------------------------------------------------------------------
1 Each T F 8:00 PM "defrag c: -f"
2 Each Th Su 9:00 PM "defrag d: -f"


* Em partições acima de 6 GB, com menos de 30% de espaço livre, e mais de 30% fragmentado, numa máquina Pentium III 500MHz e RAM de 256 MB, o tempo para a completa desfragmentação é superior a 120 minutos - em máquinas Pentium IV 1,4GHz e 512 MB de RAM, nas mesma condições de espaço total, livre e fragmentação anteriores, o tempo de desfragmentação deve ficar abaixo dos 60 minutos.

** Em partições abaixo dos 6 GB, com mais de 55% de espaço livre, e menos de 15% fragmentado, numa máquina Pentium III 500MHz e RAM de 256 MB, o tempo para a completa desfragmentação é superior a 15 minutos - em máquinas Pentium IV 1,4GHz e 512 MB de RAM, nas mesma condições de espaço total, livre e fragmentação anteriores, o tempo de desfragmentação deve ficar abaixo dos 10 minutos.

domingo, 10 de junho de 2007

Como checar se a banda larga está larga mesmo

Como checar se a banda larga está larga mesmo
O DSL Reports (www.dslreports.com) é uma ótima ferramenta para fazer um diagnóstico da qualidade de sua conexão banda larga, seja ela qual for. Ele possui serviços como Speed Tester, que faz a medição da velocidade de uma conexão. Antes de iniciar o teste, o usuário escolhe entre dois servidores qual deseja utilizar. Ambos estão na Califórnia. Uma nova tela irá aparecer. Nessa hora basta clicar em start e a leitura é iniciada. A primeira resposta vem com o número exato da velocidade e a indicação de quantas vezes ela é mais rápida que um modem de 56 K. Além de informar a velocidade específica de upload e download de sua conexão, o site faz um gráfico comparativo com outros tipos de conexão. Isso ajuda a ter uma visão mais clara da qualidade do acesso.
E, o que é melhor, tudo online, sem a necessidade de instalação de softwares.

Fonte: Info online

Como gravar CDs sem risco

Com a necessidade de economizar energia, uma das providências largamente recomendadas é configurar o protetor de tela para entrar em ação após um período curto de inatividade e também ajustar o sistema operacional para desligar o monitor e os discos rígidos. Está provado que essas medidas resultam em substanciais ganhos de energia. No entanto, todas elas devem ser suspensas quando você for gravar CDs em seu micro.

Essa recomendação é feita explicitamente pela Roxio, fabricante do programa Easy CD Creator, e reconhecida como uma das maiores autoridades no assunto. A empresa recomenda "desabilitar as proteções de tela e TODOS os recursos de gerenciamento de energia". O objetivo é evitar os chamados buffer underruns, erros que ocorrem quando há interrupção no fluxo de informações da fonte de dados (em geral o disco rígido) para a mídia que está sendo gravada.

O resultado do buffer underrun é a perda da mídia virgem. A entrada do protetor de tela, o desligamento do monitor e, principalmente, um eventual desligamento do disco rígido podem provocar esses erros. Portanto, os ajustes para economizar energia devem ser suspensos temporariamente na hora de gravar CDs. Quanto menor a velocidade de seu gravador (4x, 2x), mais válida essa regra.

Fonte: Info online

Desinstalação de acessórios no Windows XP

Se você instalou o Windows XP e não pretende usar alguns dos aplicativos embutidos, é fácil desinstalá-los. Basta ir ao Painel de
Controle, opção Adicionar ou Remover Programas, e clicar no botão Adicionar ou Remover Componentes do Windows. Abre-se a tela do Assistente de Componentes do Windows. Nessa tela, desmarque a caixa ao lado do nome do programa que deseja desinstalar e clique no botão Avançar. Você pode aplicar esse procedimento, por exemplo, para o Internet Explorer, o MSN Explorer e acessórios como o Paint e a Calculadora. No entanto, o Windows Messenger não está na lista desse assistente e, portanto, não pode ser
desinstalado. Será que não pode mesmo?

A Microsoft resolveu esconder a possibilidade de desinstalar esse aplicativo. Mas, com um pequeno truque, ele também pode ser desinstalado no item Adicionar ou Remover Programas. Siga o roteiro:

1. No Windows Explorer, acione o menu Ferramentas/Opções de Pasta e clique na orelha Modo de Exibição.

2. Na caixa Configurações Avançadas, encontre o item Pastas e Arquivos Ocultos e marque a alternativa Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos.

3. Localize, no diretório Windows, a pasta Inf. Sem o procedimento anterior, essa pasta não poderia ser vista.

4. Nela, dê um duplo clique no arquivo Sysoc.inf para abri-lo.

5. Na seção [Components] desse arquivo, localize a linha:
msmsgs=msgrocm.dll, OcEntry,msmsgs.inf,hide,7

6. Nessa linha, elimine a palavra "hide" (ocultar), tendo o cuidado de manter a vírgula que vem antes e a que vem depois dela. A linha deve ficar assim:
msmsgs=msgrocm.dll, OcEntry,msmsgs.inf, ,7

7. Salve o arquivo.

8. Agora, volte ao item Adicionar ou Remover Programas e veja que o Windows Messenger aparece na lista como um componente que pode ser desinstalado.

O mesmíssimo procedimento também pode ser aplicado ao processador de texto WordPad. Para isso, modifique a linha:
MSWordPad=ocgen.dll,OcEntry,wordpad.inf,HIDE,7

A única diferença é que o WordPad vai ser listado entre os acessórios do sistema. O roteiro acima vale para o Windows XP Home ou Professional.

Transforme sua conta no Gmail em uma Disco Virtual!

Acho que todo mundo conhece ou pelo menos já ouviu falar do Gmail né? Gmail é o serviço de e-mail do gigante da internet Google. O Gmail dispõem hoje de aproximadamente 2,7 GB de espaço para a conta de e-mail de seus usuários, e esse espaço aumenta a cada minuto, por isso fez e faz tanto sucesso. Além disso trabalhar com o Gmail é muito fácil, rápido e cômodo.

Mas tanto espaço assim acaba sendo inútil para quem recebe poucos e-mails, por isso escrevi essa dica.

Aqui vou descrever três maneiras para transformar seus Gmail em grande disco virtual, para guarda de arquivos, além disso continuar usando-o como webmail normal.

Gmail File System
Para transformar sua conta de e-mail do Gmail em um disco virtual, é necessário a instalação de um pacote/programa chamado gmailfs (Linux) ou GMail Drive (Window$). Esse pacote permite conectar-se ao servidor de e-mail do Gmail e mapea-lo em sua máquina, usando-o como se fosse uma partição do HD de sua máquina.

Instalação
WINDOW$
Para instala-lo no Window$, baixe o arquivo .zip no seguinte endereço http://www.softpedia.com/progDownload/GMail-Drive-shell-extension-Download-15944.html. Descompacte o pacote em uma pasta qualquer e execute o arquivo setup.exe.

Depois disso, abra seu Window$ Explorer e aparecerá uma nova unidade chamada Gmail, clique duas vezes, insirá o seu usuário e senha do Gmail e pronto, é só usar. Você pode criar pastas e mover arquivos para a mesma, ou simplesmente mover orquivo diretamente.

LINUX
A instalação no Linux é a mais complicada, tem várias dependências, aconselho a seguir o Tutorial no site do projeto, http://richard.jones.name/google-hacks/gmail-filesystem/gmail-filesystem-installing.html.

FIREFOX (Melhor opção - na minha opnião)
Para quem usa o Firefox, existe uma extensão excelente chamada Gmail Space. Essa é interessante, pois não depende de sistema operacional, pelo menos rodei-o tanto no Linux como no Windows.

Essa extensão funciona como se fosse um cliente de FTP, na janela do lado esquerdo estão os arquivos do seu computador (arquivos locais) e do lado direito estão os arquivos do Gmail. Veja um Preview da janela em https://addons.mozilla.org/extensions/moreinfo.php?application=firefox&id=1593&page=previews.

Para instala-lo é muito simples, abra seu Firefox, vá no endereço https://addons.mozilla.org/extensions/moreinfo.php?id=1593&application=firefox e clique no Link "Install Now", pronto. Agora reinicie seu firefox, clique em Tools -> GSpace, isso fará com que se abra a janela do cliente (tipo FTP). Insira login e senha, e aproveite!

Google disponibiliza livros completos para download

O Google colocou no ar o Google Book. Neste sítio, os internautas poderão fazer o download e imprimir na íntegra diversos livros, cujos direitos autorais expiraram, escritos por grandes autores, como Dante, Victor Hugo e William Shakespeare.

A busca pode ser realizada no link http://books.google.com. Para verificar se o livro está disponível por inteiro, basta clicar na opção "full view".

Através deste projeto, o Google disponbilizará clássicos da literatura mundial para um grande contigente de pessoas. O Google informou que a opção não está disponível para obras protegidas por direitos autorais.

Eliminar o conteúdo da pasta TEMP

Eliminar o conteúdo da pasta TEMP
Os arquivos temporários do Windows muitas vezes ultrapassam muitos e muitos megas, deixando seu HD lotado, dificultando o carregamento de certos programas, a solução é você acrescentar as seguintes linhas em seu AUTOEXEC.BAT:



Apagando todos os .tmp:
if not exist %tmp%\*.tmp goto endtmp
attrib %tmp%\*.tmp -r -s -a -h
del %tmp%\*.tmp
:endtmp



Apagando Tudo:
if not exist %tmp%\*.* goto endmap
attrib %tmp%\*.* -r -a -s -h
del %tmp%\*.*?
:endtmp



Assim, cada vez que seu Computador for reiniciado a pasta Temporária será limpa.



Fonte: Matrix
P.S. Tome cuidado são dicas divulgadas na net.

Economize tempo ao navegar entre páginas

Muitas vezes precisamos, durante a navegação, clicar o botão "Voltar" do navegador diversas vezes, até chegar à página desejada. Isso pode levar tempo quando precisamos voltar várias páginas e a rede está lenta.

Você pode ganhar bastante tempo indo diretamente à página desejada. Para isso, clique no botão "Voltar" ou "Avançar" (dependendo de sua necessidade), usando o botão direito do mouse. Será apresentada uma lista com os títulos das páginas recentemente acessadas. Selecione então a página desejada e vá diretamente a ela.

Fonte: Terra Informática

Dicionário online da língua portuguesa

A Editora Porto está disponibilizando na Internet um dicionário online da língua portuguesa. Disponíveis através do site Infopédia, que inclui a maior enciclopédia multimédia em língua portuguesa, os 13 dicionários online da Porto Editora garantem:

* rigor e actualidade em todas as entradas;
* precisão nas traduções dos dicionários de línguas;
* facilidade e intuição na pesquisa e navegação do serviço.

Para consultar gratuitamente e sem registo o Dicionário da Língua Portuguesa, seleccione o botão DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA - ACESSO GRATUITO.

Para quem se interessar, o endereço é http://www.portoeditora.pt/dol/default.asp

USB Pen Drive

Recentemente eu comprei um PEN DRIVE Lexar de 512MB (Pra quem não sabe flash drive, usb drive, flash-memory é tudo a mesma coisa: Chaveiro USB de memória - que é tratado como se fosse um HD.) A princípio, sua utilização seria apenas gravar trabalho pra fazer em casa. Com o tempo, descobri que dá pra se fazer várias coisas interessantes com esses chaveirinhos! Esse texto, contém alguns links e dicas que você pode fazer com eles!

TER SEUS PROGRAMAS PREFERIDOSO grande problema de prestar serviços em empresas é que as vezes você usa o computador da empresa, e com isso, não tem privilégios de instalar nada. É aí que entra o PenDrive!!!

Portable FIREFOX - Foi um grande achado esse programa. O Firefox é o melhor navegador que existe e é muito ruim chegar numa empresa e descobrir que só tem o MICROSOFT EXPLORER e não ter privilégios de instalar o Firefox! Esse Firefox é só gravar no chaveiro e usar!
XMPLAY - É um mp3 player muito pequeno e muito poderoso! Outro programa que não precisa INSTALAR nem mexer nos registros.
Portable NVU - É um editor de HTML open-source muito bom. Vale a pena ter ele guardado.
Portable SunBird - Ótima agenda, onde você pode cruzar informações com outras agendas.
Tenho também meus pequenos utilitários (de um arquivo só)

Putty - Para conectar no SSH.
Kill - Mata processos do windows mesmo se você não tem permissão pra matar!
TER O LINUX SEMPRE EM MÃOS
Tem vários projetos onde se instala o Linux dentro de um Pen-Drive. Com isso, basta você ter uma CPU que aceita boot por USB e é só alegria!

Um deles é o LMS (Linux Mobile System) - Link abaixo.

Links:
Portable Firefox
Portable NVU
Portable SunBird
XMPlay
LinuxMobile

Você pode baixar alguns programas nesse site:
http://portatil.jaca.com.br/

Otimize o trabalho do desfragmentador (Defrag)

Quando temos problemas com o disco rígido, uma das primeiras atitudes a ser tomada é executar o programa Scandisk, para corrigir erros de alocação de arquivos e, em seguida, executar o Defrag. Esse segundo programa organiza os arquivos de maneira que o disco rígido não fique com espaços entre os arquivos, otimizando assim o seu desempenho.

Mas às vezes esse programa fica horas tentando organizar os arquivos. Se observarmos, poderemos verificar que o Defrag está sempre reiniciando a operação. Isso acontece porque podem haver outros programas sendo executados ou alocados na memória como, por exemplo, um antivírus. Para evitar contratempos, o melhor a fazer é deixar apenas o Defrag rodando. Para isso, pressione simultaneamente as teclas Ctrl, Alt, Del. Na janela que aparece, clique nas tarefas (uma de cada vez) e depois escolha Finalizar, para cada uma delas. Só devem restar as tarefas Explorer e Systray.

Ainda há uma segunda maneira. Ao ligar o micro, pressione a tecla F8 logo que aparecer a mensagem "Iniciando Windows 98...". No menu, escolha a opção "modo de segurança". Quando o Windows iniciar, execute o Defrag normalmente.

O modo de segurança garante que não há nenhum outro programa sendo executado.

Fonte: Terra Informática

Wikipedia - A Enciclopédia Livre

Wikipedia é o projeto de uma enciclopédia livre, cujo conteúdo está sendo desenvolvido colaborativamente e que já conta, em 12/09/2002, com 42792 artigos. A meta é se produzir 100.000 artigos.

Qualquer pessoa pode editar um arquivo, sem mesmo ter que logar no sistema. As alterações podem ser feitas livremente.

O conteúdo da enciclopédia é livre e regido pela licença FDL (GNU Free Documentation License, http://www.wikipedia.org/wiki/GNU_Free_Documentation_License)

Para saber mais visite o site do projeto, em http://www.wikipedia.com e escolha um idioma.

Este artigo foi uma sugestão de Leandro, do Centro de Engenharia Biomédia da Unicamp.

Recurso aumenta performance do HD

Muitos usuários reclamam de baixo desempenho do disco rígido. Uma providência que devem tomar é, pelo menos uma vez por mês, usar o programa Scandisk para corrigir problemas e em seguida utilizar outro programa chamado Desfragmentador de Disco para organizar os arquivos de modo que seus acessos sejam feitos com menos movimentos das cabeças de leitura e gravação do disco rígido, o que contribui bastante para uma operação mais eficiente.

Entretanto, existem outros recursos que estão disponíveis nos PCs modernos, mas não são habilitados automaticamente em uma instalação padrão. Uma providência a ser tomada é configurar o sistema de arquivos na opção "Servidor" nos computadores com mais de 20 MB de RAM. Portanto, todos os PCs modernos, mesmo os mais simples, estão nesta categoria. Isto não tem relação com o fato do PC ser ou não um servidor, e sim com a quantidade de memória RAM.

Para fazer esta configuração, abra o Painel de Controle e clique no ícone Sistema. Selecione a guia Desempenho. Clique no botão Sistema de Arquivos e escolha a guia Disco rígido. Programe no campo "Função deste computador" a opção "Servidor de rede". Coloque no máximo o controle da otimização de leitura antecipada. Será preciso reiniciar o computador para que as mudanças tenham efeito.

Outra otimização a ser feita é habilitar o modo de transferência Ultra DMA, que normalmente fica desabilitado em uma instalação padrão. Abra o Painel de Controle e clique em Sistema, selecione Gerenciador de Dispositivos, aplique um clique duplo em Unidades de Disco e Unidade de disco tipo 46 (ou 47). Selecione a guia Configurações e marque a opção DMA. Reinicie o seu computador e pronto. Seu disco rígido estará configurado para a máxima taxa de transferência possível.

Fonte: Terra Informática

Google Maps e Google Earth

Recentemente o Google lançou duas ferramentas para visualização de imagens da Terra feitas por satélite - o Google Maps e o Google Earth.

O Google Maps é acessado e usado via web, enquanto o Google Earth é um aplicativo que deve ser baixado para o seu computador e funciona como um browser. As imagens têm uma qualidade impressionante e permitem que se visualize até os telhados das casas. A navegação é bastante simples.

Quem quiser experimentar, vale a pena dar um giro pelo planeta:

Google Maps

Digite o nome do local (Sao Paulo, por exemplo) na barra de busca e clique em Search. Clicando em "Maps" ou "Satellite" pode-se alternar entre a vista de mapa do local ou imagens de satélite.

Google Earth

Depois de baixar o aplicativo e instalar, você estará apto a navegar no espaço, girar a Terra em qualquer eixo, e navegar voando entre os lugares que deseja visualizar. As funcionalidades são mais amplas que as do Google Maps, e realmente é uma viagem.


Download Google Earth - Mac or PC or Linux: http://earth.google.com/download-earth.html

Tenha duas contas de e-mail no Outlook Express

Com tanta oferta de acesso gratuito à Internet, é fácil ter mais de uma conta de e-mail. Quase todos os programas permitem o cadastramento de diversos endereços. É o caso do Outlook Express 5.

Para configurá-lo, clique em Tools, no menu superior, e escolha Accounts. Clique no botão Add e selecione Mail. O primeiro campo a ser preenchido é Display Name; digite uma identificação para a conta, como "E-mail alternativo". Clique Next.

Na tela seguinte, escolha a opção "I already have an e-mail address". No campo subseqüente, escreva o endereço completo do novo e-mail. Clique Next. A próxima tela exige os nomes dos servidores encarregados de enviar (SMTP) e receber (POP3) mensagens. Esses nomes são divulgados nos sites dos provedores gratuitos; obtenha-os e preencha os dois campos. Clique Next.

Por último, é preciso fornecer sua conta e senha. Em geral, a conta é o endereço de e-mail, sem a parte que começa com o sinal de arroba (@). Clique Next e Finish.

É possível que, por meio do login no provedor gratuito, você possa até ler os e-mails da conta paga. Mas o envio pela mesma conta exige login no provedor pago.

Fonte: Terra Informática

Mais dicas para evitar golpes online

Uma lista com dicas para evitar golpes online, também conhecidos por scams, que têm acontecido cada vez com mais freqüência no Brasil.



Os golpes, que geralmente são iniciados por e-mail, podem ser evitados se o internauta estiver atento a alguns detalhes importantes.



Geralmente, os scammers, como são chamados os golpistas online, deixam traços muito claros nos e-mails falsos que mandam. O procedimento dos golpistas é padronizado na maior parte das vezes: eles usam o nome de empresas ou instituições famosas e enviam e-mails falsos com ofertas, promoções e vantagens para o internauta. Outras vezes, eles pedem que a vitíma se recadastre em algum serviço, uma isca útil para coletar informações confidenciais das pessoas.



Atualmente, os scammers chegam até a usar a ironia, incluindo avisos de segurança geralmente válidos, que conquistam a confiança dos internautas e tornam os golpes mais fáceis.



Veja a seguir as características mais comuns dos e-mails falsos usados em golpes online:



Erros de português e textos fora de formatação


É muito comum encontrar erros grosseiros de português nos e-mails falsos, além de se notar uma formatação estranha no texto, geralmente em formato HTML. Esse é um
sinal de que o e-mail provavelmente é falso, já que as empresas legítimas tomam
cuidado para enviar textos bem escritos e formatados.

URL estranha

Os golpistas costumam incluir endereços da Web (URLs) nos e-mails falsos para coletar informações das vítimas. Alguns têm o cuidado de criar endereços bem parecidos com os da empresa que usam como disfarce, mas é possível identificar o golpe pela URL estranha. Por exemplo: em vez de www.nomedobanco.com.br, o link é www.nomedobanco-sp.com.br.

Sites hospedados em serviços de hospedagem gratuita

Empresas legítimas não hospedam seus sites em serviços gratuitos como HpG, Geocities, Lycos, Kit.Net ou Gratisweb. Portanto, se você receber um e-mail que o direcione para uma página em um desses serviços, desconfie. Normalmente, as empresas possuem seu próprio domínio.

Pedido para enviar o e-mail para "o maior número de pessoas possível"

Os golpistas online têm várias maneiras de distribuir seus e-mails falsos e, muitas vezes, pedem para as próprias vítimas divulgarem o golpe incluindo no e-mail o texto "envie para o maior número de pessoas possível". As empresas que fazem marketing pela Web usam seus próprios bancos de dados para enviar e-mails e nunca recorrem a esse recurso.

Oferta válida só pela Internet

Existem empresas que fazem ofertas válidas apenas pela Internet, mas, quando são legítimas, sempre disponibilizam algum telefone de contato para atender o consumidor. É comum encontrar em golpes por e-mail a afirmação de que a promoção ou oferta só é válida pela Internet, numa tentativa de evitar que o internauta entre em contato com a empresa real e descubra que a oferta é um golpe. Além disso, os internautas devem
ficar atentos para as ofertas que incluem preenchimento de cadastros, entrada em links ou download de algum arquivo. É recomendável ignorar essas ofertas ou entrar em contato com a empresa responsável e verificar se são reais.



Tomando esses cuidados, é possível ficar mais seguro e evitar as armadilhas digitais que surgem todos os dias.

Faça backup das listas de contatos de e-mail

As listas de contatos de e-mail só revelam seu valor quando o usuário as perde. Para evitar esse transtorno, é uma boa idéia fazer uma cópia de segurança. Quem usa o programa Outlook Express 5, da Microsoft, pode gravar sua lista backup a partir da opção Tools, no menu principal.

Escolha Tools e clique na opção Address Book. Lá, clique no comando Find e selecione Export. A opção padrão para exportação de dados é o arquivo Wab (sigla para Windows Address Book). Grave-o em um disquete e pronto.

Para os usuários do Netscape Communicator 4.7, a operação é igualmente fácil. Vá ao menu principal e clique na opção Communicator. Escolha o comando Address Book. Clique em File e, em seguida, Export. O formato padrão para backup é o LDIF. Grave o arquivo em local seguro.

Uma vantagem adicional do backup das listas de endereço é a portabilidade. Os arquivos criados para esse fim podem ser enviados para o e-mail doméstico ou para o de um amigo. Basta anexá-lo à mensagem, como se faz com documentos do Word ou planilhas do Excel. Para restaurá-lo, siga a mesma orientação do backup - só que, em vez de Export, deve-se escolher o comando Import.

Fonte: Terra Informática

Windows 98: Como Remover Arquivos Desnecessários

Não importa qual seja a capacidade do seu disco rígido, pois eventualmente você o encherá.

Quando isso ocorrer, a ferramenta Limpeza de Disco do Windows 98 o ajudará a liberar um pouco de espaço. Esse utilitário inicia automaticamente em certas condições. Por exemplo, quando você copia um arquivo para um disco rígido com menos de 3% de espaço livre, ou seja: 30MB num disco rígido de 1GB. É uma boa idéia usa-lo regularmente, para evitar que atinja o limite de 3%.

Para fazer uma "Limpeza de Disco", escolha Iniciar/Programas/Acessórios/Ferramentas de Sistema/Limpeza de Disco. O programa abre um diálogo com três guias:

Limpeza de Disco
Mais Opções e
Configurações
A guia Limpeza de Disco inclui uma caixa de listagem Arquivos a Excluir e ali há quatro itens básicos:

Temporary Internet Files,
Arquivos de Programas Descarregados
Lixeira
Temporary Files
Arquivos Temporários
Através dessa guia você pode ver outros itens. Escolha Mais Opções e verá as seguintes escolhas:

Componentes do Windows
Programas Instalados
Conversão de Unidade (FAT32)
Isso permite que você remova os componentes ou programas desnecessários do Windows. Se o seu disco não usa o sistema de arquivos FAT32, a opção para fazer a conversão estará disponível. Se já estiver usando o FAT32, a opção aparecerá inacessível.

Fonte: Globo.com

Windows 98: Uma Inicialização Mais Rápida

Recentemente, enviamos uma dica referente à aceleração do processo de boot do Windows 98 desativando a configuração Buscar Novos Dispositivos de Disquete Cada Vez que Iniciar o Computador.Recebemos vários e-mails expressando preocupação de que a implementação dessa dica removeria o recurso para efetuar o "boot" com um Disco de Inicialização.
Os peritos no Windows 98 disseram que a preocupação não tem fundamento. Ao desativar a configuração, o Windows 98 fará a inicialização de forma rápida, simplesmente porque o driver de disquete utiliza configurações anteriores para informações de dispositivos, em vez de procurar novos dispositivos cada vez que o Windows é inicializado.
A menos que suas configurações para o dispositivo de disquete tenham mudado, você não terá problemas para inicializar o Windows 98 com o Disco de Inicialização. Se isso ainda não convencer, faça o teste por si mesmo:
Clique com o botão direito em Meu Computador, selecione Propriedades e clique no fichário Desempenho
Clique no botão Sistema de Arquivo e no fichário Disquete
Desmarque a caixa de seleção Buscar Novo Dispositivo de disquete Cada Vez que Iniciar o Computador
Clique duas vezes em OK e reinicialize com o Disco de Inicialização inserido na unidade de disco.

Fonte: Globo.com

Livros Infantis para Download

Versões eletrônicas da Literatura Clássica Infantil grátis para download. Clássicos como: Cinderela, João e Maria, Patinho Feio, Polegar, etc.
Link: http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_crianca1.htm

sábado, 9 de junho de 2007

Tinta a mais


A Positiva Informática está entrando na linha de impressoras com o lançamento da “Multifuncional A1017”. A máquina reúne impressora, scanner e copiadora e vem com recursos como a tecnologia “PictBridge”, que imprime diretamente de uma câmera digital ou de um celular.
Com funcionalidades e recursos que atendem ao usuário doméstico e a ambiente de negócios, a A1017 imprime até 20 páginas por minutos (ppm) em preto, 18 ppm em cores, com resolução de até 4.800 x 1.200 pontos por polegadas (ppp). Simultaneamente, a Positivo está lançado cartuchos coloridos e em preto com duas quantidades de tinta, uma delas com 20 ml.
O gabinete de linhas retas e compacto vem na cor preta, uma inovação no gênero.

Preços surgeridos: R$ 349
Mais informações: http://www.positivoinformatica.com.br/site/impre_config_a1017.htm

Como baixar os vídeos do YouTube no meu micro?


Há alguns serviços que possibilitam baixar vídeos do YouTube e de outros sites de compartilhamento do tipo. Sugerimos o KeepVid.
Acesse http://keepvid.com/. Na caixa indicada no topo da página, cole o endereço de URL do vídeo e clique em Download. Salve o arquivo com a extensão “.flv”que é o formato usado pelo YouTube.
Se o seu computador não rodar arquivos desses tipo, é só baixar um “player FLV”. Você pode baixar um desses programas gratuitamente em http://applian.com/flvpalver/download_flv_player.php